Tempo de leitura: 2 minutos

Uma das tuas resoluções de ano novo é ler mais, e mesmo assim não consegues criar  hábitos de rotina? Grupos de Discord, podcast e páginas de Instagram são algumas das sugestões que temos para ti. 

A Fundação Calouste Gulbenkian quis descobrir as práticas culturais dos portugueses em 2020. O inquérito mostrou que 61% dos portugueses não leu um livro em 2020. Por isso, não. estás sozinho nesta luta de criar um hábito de leitura. 

Experimenta novos géneros literários 

O primeiro truque passa por perceberes qual o género literário de que mais gostas. Os livros de leitura obrigatória do secundário, habitualmente, não ajudam os estudantes a gostar mais de ler. Se é o teu caso, experimenta livros de ficção, ou romances mais recentes (e menos detalhados). Ainda assim, podes dar uma oportunidade a livros sobre viagens, que normalmente são acompanhados por diferentes fotografias, como o caso do livro “ Sul” do Miguel Sousa Tavares. 

Um dos grandes benefícios da leitura é conseguires adquirir muita informação. Por isso, aventura-te num livro do Rui Tavares (sobre política). Ou um livro da Catarina Gomes, que através do jornalismo narrativo relata factos e histórias reais- um sobre um hospital psiquiátrico, e outro sobre os filhos de portugueses abandonados depois da guerra colonial.

Descobre sugestões e experiências de outros leitores

Se ainda não te consegui convencer, procura páginas do Instagram, como @booksandme.pt ou @bookshelf_rg, que te passam reviews, críticas e sugestões de leitura.

Uma das melhores práticas para começares a ler é considerares esse momento como uma tarefa diária, dedicando cerca de 15 minutos para a leitura. Para esse tempo aconselho-te livros de crónicas, que além de variarem os temas, não deixas leituras pela metade. 

Outra sugestão é juntares-te a clubes de livro, que te permitem criar objetivos mensais de leitura e ainda partilhar opiniões sobre as leituras com outras pessoas. A Sara Barros Leitão criou o grupo Heróides, onde além de um livro do mês, organiza um encontro online no último sábado do mês, com a presença de uma convidada. 

Rita da Nova e Joana da Silva são duas amigas, que criaram o podcast “Livra-te”, onde discutem opiniões de livros e experiências literárias, num formato muito cômico e descontraído. Além disso, podes participar no grupo de Discord, para falares com as duas e com outras seguidores sobre todos os temas do mundo da literatura. Conhece também o podcast “Ponto Final, Parágrafo”, para ouvires entrevistas, sugestões de livros.

Não precisas ler apenas em papel 

O peso, o desconforto na leitura, ou o preço impedem-te de ler mais? Experimenta consumir o conteúdo em audiobooks. Este novo tipo de livro tem sofrido uma grande evolução, agora podes ouvir os livros pela voz do autor, ou com diferentes vozes (é ideal para quando passas muito tempo a conduzir). 

Também podes optar por ebooks, através do Kobo ou de um Kindle. As editoras portuguesas têm vindo a apostar mais nestes novos formatos, assim, consegues poupar dinheiro e espaço em cada livro comprado. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.