Tempo de leitura: 3 minutos

Além das regras habituais da necessidade de reciclar e priorizar andar de transportes públicos, trazemos-te dicas de aplicações e novos hábitos para alterares a tua rotina e passares a ter uma vida mais sustentável. 

Há algum tempo, que as alterações climáticas marcam a agenda política, social e económica. As repercussões são cada vez mais visíveis e as ameaças passam pela subida do nível das águas, aumento da temperatura média da Terra. 

O Acordo de Paris assinado em 2015 pela União Europeia e os seus Estados-Membros, com o objetivo de travar o aumento da temperatura média global e problemas relacionados com as alterações climáticas.

Consumo pensado e sustentável

A sociedade está habituada a um consumo constante e imediato e, por isso, é necessário ponderar em cada compra e compreender a importância da mesma. Além disso, quando escolheres uma marca está atenta aos seus cuidados ambientais. Para agilizar a procura, aconselhamos-te a loja Do Zero, que tem variados produtos, desde decoração, à higiene, limpeza, cozinha e papelaria. A loja online estuda cada uma das opções que dispõe na sua loja, desde um estudo crítico das marcas até cuidados para evitar acumulação de stock.

Para a roupa, podes optar por comprar em lojas de segunda mão, desta forma evitas a compra direta em fast fashion e consegues dar uma nova vida à rua. Uma das lojas com um conceito diferente é a nova loja no Porto-O’Kilo. Se preferires lojas online, escolhe a Vinted, onde também podes vender a tua roupa.

Há coisas que compramos, em que sabemos que não daremos muito uso, mas precisamos pontualmente, e este tipo de investimentos além de caros não são sustentáveis. A Rnters resolve esse problema. Através deste site podes alugar material a outras pessoas, desde o universo da fotografia e vídeo, ou material de campismo, surf, ou mesmo um telemóvel.

Cuidado com as refeições, evita o desperdício

O desperdício é um dos cuidados principais importantes a alterar. Algumas das dicas passam por agendares todas as refeições o que vais fazer e o que podes fazer com sobras de vegetais, por exemplo. Outra ideia é instalares a app To Good to Go, que luta contra o desperdício alimentar a par com diferentes empresas. Na prática, podes encontrar na app estabelecimentos perto de ti, que te vendem a um preço reduzido a comida que seria desperdiçada. A To Good to Go já salvou mais de um milhão de refeições.

Outra mudança que podes incluir na tua rotina é comprares mais comida no comércio local, pequenos agricultores e em mercearias a granel, além de evitares o desperdício, consegues promover a economia local e uma agricultura mais sustentável.

Ninguém gosta de andar de carro sozinho

Apesar de o conforto de andar de carro e não ficar dependente de outros horários… é sempre melhor cantar no carro com outra pessoa. Tenta dividir boleias, sincronizar horários, ou opta pela aplicação BlaBlaCar-Boleias, onde consegues poupar dinheiro e ainda conhecer novas pessoas.

Sem esquecer a importância de utilizar os transportes públicos sempre que possível. Os estudantes têm diferentes descontos junto das companhias de transportes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.