Tempo de leitura: 3 minutos

Entre desligar a água em casa ou levar um saco do lixo para a praia, segue estas dicas para teres um verão mais amigo do ambiente

 

Quando soa o alarme para as férias começa a correria. Entre andar de um lado para o outro para não nos esquecermos de nenhuma mala ou de nenhum carregador para os vários dispositivos eletrónicos que colecionamos, o que por vezes fica para trás é a sustentabilidade.

Passamos o ano todo a ser mais eco-friendly para chegar aos meses do verão e ter apenas uma preocupação: ficar mais bronzeado do que o vizinho do lado. Bem, este ano, seja em casa ou fora dela, ser sustentável vai ser fácil – e basta seguir estas dicas:

 

  1. Evita ligar a luz quando não é necessário

Uma das melhores partes do verão, tirando a praia e o bom tempo, é o sol até às 21 horas. E nada como aproveitar as várias horas de luz natural – ao máximo, claro. Ligar os interruptores de luz artificial em casa acaba por ser um consumo desnecessário de energia que, para além de gastar dinheiro em eletricidade, deixam as casas muito mais quentes. Com o calor que se faz sentir porta fora, de certeza que não o queres também dentro de casa, por isso a dica é simples: não há interruptores ligados até o sol de pôr.

 

  1. Poupa água

Esta parece básica, mas com a seca que o país atravessa torna-se cada vez mais atual e necessária: poupar água deve estar no teu top 1 de prioridades para este verão.

Quando chegares a casa, no final de um dia cansativo de praia, e estiveres indeciso entre um banho de imersão ou um duche rápido, opta pela segunda opção. Se limitares o tempo de banho a cinco minutos, podes poupar mais de 3000 litros por mês.

Ah. E desliga as torneiras sempre que não as estiveres a usar. Seja a lavar as mãos, a loiça ou os dentes, não deixes a água a correr.

 

  1. Desloca-te a pé ou de bicicleta

As boas temperaturas que se fazem sentir convidam-te a apreciar ainda mais os passeios ao livre. Aproveita. Procura reduzir o uso excesso de uso de carro ou mota: poupas combustível (um alívio) e reduzes as emissões de CO2 (o planeta agradece).

E se passeios ao ar livre não for a tua coisa preferida de fazer, opta por escolher transportes púbicos, e quando menos poluente melhor, como o comboio.

 

  1. Reciclar e reduzir resíduos, sempre

O lixo é um dos principais problemas que enfrentamos no verão. Não só porque o bom tempo convida a visitar espaços naturais que depois acabam todos sujos, como pelo facto de que o lixo deixado no chão pode ser propício ao começo de um incêndio. Por isso, a regra é simples: tem sempre atenção onde deixas o teu lixo.

Ninguém gosta de estar na praia e ter pacotes de plástico plantados à volta, pois não? Não. Então, caso não leves um saco próprio quando sais de casa, guarda todo o lixo que fizeres quando não houver caixotes por perto para deitares fora mais tarde. Sem esquecer, claro, que deves fazer a reciclagem e deitar o lixo nos contentores corretos.

Se és fumador e queres um verão mais sustentável, tem sempre um cinzeiro portátil contigo para que as tuas beatas não fiquem espalhadas por aí.

Garrafas de água de plástico são dos produtos mais consumidos todo o ano, mas esse consumo ganha maior enfâse nos meses de verão. Não sejas uma dessas pessoas e anda sempre com a tua garrafa reutilizável – de preferência de vidro – contigo.

Por último, mas não menos importante, opta por produtos de higiene bio. Desde os desodorizantes naturais aos shampoos sólidos, sem esquecer o protetor solar biodegradável, são várias as opções que podes fazer e melhorar o nosso ecossistema com pequenas ações. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.