Tempo de leitura: 2 minutos

Precisas de estudar e não tens vontade? Muitas vezes a motivação não aparece, mas a necessidade de estudar e ter boas notas falam mais alto. Vou dar-te quatro dicas essenciais para conseguires ser produtivo a estudar e para te motivares a fazer tudo o que tens a fazer a tempo dos exames.

A época de exames costuma trazer uma grande ansiedade aos jovens universitários, onde muitas vezes a vontade de estudar é pouca e a quantidade de coisas para fazer é muita. 

O essencial é manter a calma e ter pensamento positivo — ainda que, por vezes, possa parecer impossível. No entanto, há também algumas dicas que fui aprendendo e que são preciosas para um estudo mais produtivo. Palavra de estudante.

1 – A primeira dica é organizares numa agenda ou calendário, em papel ou a computador, tudo aquilo que tens para fazer durante o dia. Se dividires as matérias que tens de estudar por vários dias, fica mais fácil chegar a toda a matéria sem te esqueceres de nada.

2 – Enquanto estudas costumas fazer pausas? Ou estás horas e horas seguidas sem te lembrares sequer de comer? A importância das pausas é gigante para o teu cérebro focar e assimilar tudo o que estudas. Estudo durante uma hora e meia com pausas intercaladas de 10 ou 15 minutos, um segredo para o sucesso.

3 – Dormir bem. Pode não parecer, mas é muito importante dormir descansado para que o estudo corra melhor. Há quem prefira as noites, outros as madrugadas, no entanto, é essencial que consigas desligar do estudo e dormir umas boas horas de sono. Vais ver que serás muito mais produtivo do que se não descansares.

4 – Esta dica é uma das mais importantes e uma das mais esquecidas também. Enquanto estudas, bebe muita água. Tens de te ir hidratando e o próprio corpo precisa de água para estar em plenas funções. Experimenta fazê-lo e vais ver que conseguirás manter-te focado durante muito mais tempo.

Cada pessoa tem os seus métodos e o processo de estudar é diferente para todos os estudantes. Ainda assim, se andas desmotivado e sem vontade de estudar, experimenta estas dicas e vê se resultam contigo. 

Boa sorte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.