Tempo de leitura: 3 minutos

Seja com a companhia do namorado, de amigos ou em família, estas são as quatro roadtrips que não podem faltar na tua bucket list de viagens a fazer. E podes fazê-las já em 2022.

 

Depois de um ano letivo longo e intenso, os jovens só pensam numa coisa: viajar. Aproveitar o verão, as férias e o tempo livre não tem necessariamente de passar por entrar num avião e embarcar numa aventura noutro país. Viajar e conhecer é libertador, mas uma roadtrip é a forma mais livre de o fazer. Sem horários, limites ou roteiros, tudo o que precisas é de um carro e companhia para seguir pela estrada fora.

Portugal tem muito para oferecer e grande parte dessa oferta passa pelas longas estradas do nosso país envoltas em história e paisagens. Aliar as estradas que percorrem Portugal às paisagens de cortar a respiração é juntar o útil ao agradável, e o nosso país tem o melhor destes dois mundos. Tudo isto é conjugado para que estas sejam as roadtrips que tens de fazer pelo menos uma vez na vida.

Entre aldeias remotas no meio de montes e vales, praias desertas, montanhas ou falésias, há de tudo um pouco neste nosso pequeno paraíso e nestas sugestões de roadtrips.

 

  1.     Roadtrip pelas paisagens do Douro

O Douro tem das paisagens mais características do norte do país. Coberto por montanhas, vales e entre montes vinhateiros, em cada curva surge uma nova paisagem para contemplar.

A nacional 222 liga o oeste ao leste de Portugal e é uma das roadtrips que não podem faltar na tua lista. Do centro de Vila Nova de Gaia a Almendra, em Vila Nova de Foz Côa, é uma viagem única pelas paisagens do Douro. As praias fluviais não faltam e parar o carro para as ir descobrindo pelo caminho é obrigatório. Também os miradouros vão surgindo pelo caminho e convidam-te a fazer uma pausa. Tudo isto culmina nos restaurantes com a gastronomia típica da região feita para aconchegar o estômago e a alma.

 

  1. Roadtrip pelo Algarve

O caminho é simples, fácil e prático. Atravessar o Algarve de uma ponta à outra é sinónimo de explorar os areais longos e as grandes falésias que o sul do país oferece. Durante o dia podes relaxar na praia e ao fim do dia aproveitar o melhor que a noite algarvia tem para oferecer.

Ao longo de mais de 400 quilómetros, de Vila Real de Santo António a Sagres, o caminho é longo e as praias existem até perder de vista.

 

  1. Roadtrip pela Costa Vicentina

De certeza que já ouviste falar desta roadtrip. É perfeita para juntar um bom grupo de amigos e aliar a diversão a explorar um pouco mais desta zona do país. Da península de Tróia ao Cabo de São Vicente, a Costa Vicentina é o destino perfeito e a roadtrip que não pode faltar na tua lista.

Há vários roteiros e todos os anos são acrescentados novos pontos que não podes perder. Passar o dia em praias desertas e as noites quentes nas esplanadas é a receita para umas férias ideais. E entre a Comporta, Vila Nova de Milfontes, Zambujeira do mar, Odeceixe, Aljezur e Sagres praias e esplanadas é o que não falta.

 

  1. Roadtrip pela Estrada Nacional número 2

E por último, mas não menos importante, a roadtrip portuguesa que está no topo do game. A estrada nacional número 2 corta o país de norte a sul e é o roteiro de excelência para descobrir Portugal, numa estrada que atravessa o país de uma ponta a outra. De Chaves a Faro, são 739 quilómetros que percorrem as diferentes paisagens do nosso jardim à beira-mar plantado, passando pelas mudanças de costumes, gastronomia e pequenas culturas que em Portugal se conjugam. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.