Tempo de leitura: 3 minutos

A ideia de aprender uma nova língua não tem de ser sinónimo de aborrecido, chato ou pouco original. Estas apps vão ajudar-te. 

Vamos arriscar dizer que toda a gente conhece o Duolingo. No entanto, há mais apps que podem servir o mesmo propósito se a ideia for aprender novas línguas. Não são apenas os alunos de Línguas e Humanidades que gostam de aprender ou aprofundar o conhecimento de novas língua, mas o processo pode ser mais complexo, e lento, para alunos que, quando entram nos cursos superiores de outras áreas que não Humanidades, acabam por deixar de ter línguas estrangeiras no currículo de disciplinas.

Para colmatar isso mesmo, e promover a aprendizagem de novas línguas de forma lúdica, divertida e maioritariamente gratuita, sugerimos-te várias apps para o efeito.

Duolingo 

O Duolingo é, provavelmente, a aplicação mais popular para aprender ou para praticar línguas. Tem cerca de 40 idiomas disponíveis para aprendizagem e funciona como uma espécie de jogo em que, no final de cada lição, se recebe 15 pontos.

Se cometermos algum erro num exercício, perdemos uma “vida”. Os objetivos diários de exercícios encontram-se entre os 5 e os 20 minutos. Os métodos utilizados nas lições são traduções de palavras ou frases, escritas por extenso ou através de escolha múltipla; a aprendizagem de palavras através de uma imagem; a escrita de frases ou palavras através da audição de um pequeno áudio e, por fim, a pronúncia de palavras ou frases ouvidas a partir de um áudio.

Esta aplicação inclui uma versão grátis, assim com uma versão plus, sendo que é paga.

Babbel

O Babbel é outra opção bastante popular para aprender idiomas online. Esta aplicação tem 14 línguas disponíveis para aprendizagem. É importante referir que os cursos do Babbel estão de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR), sendo que tem cursos do nível mais inicial ao mais avançado, com lições de aproximadamente 10 a 15 minutos.

Os temas mais recorrentes para aprendizagem são compras, lazer, viagens, trabalho, roupa, mas também incluem lições de gramática.

Uma desvantagem da aplicação é o facto de apenas a primeira lição de cada curso ser gratuita.

Memrise

A aplicação Memrise, tal como o nome indica, tem como objetivo a repetição de cartões de aprendizagem para decorar a informação mais facilmente. Este método é utilizado porque se acredita ser uma excelente técnica para a aquisição de línguas novas.

A aplicação inclui 23 idiomas e tem cursos do nível mais inicial ou mais avançado. Tem uma versão gratuita e uma versão paga, com um custo de 69,99€ para desbloquear o curso completo.

Busuu 

O Busuu é uma aplicação que permite que os utilizadores interajam com falantes nativos da língua desejada. São oferecidos 12 idiomas para aprendizagem e as lições são de, aproximadamente, 10 minutos diários.

Estas aulas, ou pequenas lições, incluem exercícios de gramática e de vocabulário. Quando um aluno termina a lição tem ainda a opção de interagir com um falante nativo da língua de aprendizagem por meio escrito ou oral para consolidar o que aprendeu.

Esta aplicação tem uma versão gratuita, no entanto, também inclui uma versão paga.

Tandem

O Tandem é uma aplicação bem diferente das anteriores.

Esta aplicação é mais interativa, sendo que os utilizadores interagem em tempo real uns com os outros.  A forma ideal de utilização da  app passa por selecionar a língua que se pretende aprender e iniciar uma conversa com uma pessoa nativa da língua e ao mesmo tempo ensinar a sua língua nativa à outra pessoa.

É possível iniciar uma conversa por texto, por mensagem de voz, por chamada de voz ou por videochamada. Através deste processo, existe uma troca justa entre ensino e aprendizagem e é possível conhecer pessoas de contextos culturais diferentes.

A aplicação é totalmente gratuita.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.