Tempo de leitura: 2 minutos

Realizar um sonho de uma criança, ajudar na recolha de cabazes alimentares, dar explicações, organizar experiências de voluntariado para os outros, ou trabalhar com sem-abrigos são algumas das sugestões de voluntariado que temos para ti.

Como estudante, certamente saberás que há alturas com muito tempo livre. Com estas associações, além de dares um pouco de ti a quem precisa, consegues desenvolver skills essenciais para o mercado de trabalho, criar novas amizades e até saberes mais sobre ti e o teu papel na sociedade.

UDREAM

A UDREAM acredita ter descoberto o plano para mudar o Mundo. Na UDREAM assumes um compromisso de três semestre, onde és convidado a viver 60 horas de ação social. Além disso, tens acesso a 90 horas de formação com os módulos: “Eu”, “Eu e os Outros” e “Eu na Comunidade”.

Nesta IPSS, o teu impacto social vai estar focado no acompanhamento familiar a crianças num estado de saúde debilitado, campanhas de felicidade urbana, apoio a crianças institucionalizadas, lares de idosos ou centros de acolhimento temporário.

Já T’Explico

O Já T’Explico é uma organização juvenil, que atua no distrito do Porto. O objetivo é auxiliar a educação de crianças de meios desfavorecidos. O lema é “Juntos, vamos pôr os mais pequenos a pensar em grande”. Podes integrar um dos departamentos: Mentoria, Estratégia, Recursos Humanos e Marketing&Comunicação.

O objetivo principal é combater o insucesso e abandono escolar. O trabalho com estas crianças passa por várias atividades além das explicações.

AIESEC

A AIESEC é a maior organização gerida por jovens do mundo. Esta organização oferece experiências de voluntariado e de estágios internacionais, com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento da liderança jovem.

Podes integrar uma das equipas dos oito escritórios espalhados pelo país. Assim, vais trabalhar para proporcionar novas experiências a jovens. A AIESEC é dividida em diferentes departamentos, onde podes atuar no contacto com empresas, voluntários ou IPSS.

Impac’tu

A missão da Impac’tu é acompanhar e apoiar pessoas e famílias com dificuldades socioeconómicas. Os objetivos passam pela integração na comunidade, combater a solidão e pobreza e promover a inclusão. Atualmente, estão presentes no Porto e Lisboa. O projeto inclui o departamento legal, o social, de relações externas e marketing.

SOS Vizinho

Esta organização é a ideal para fazeres voluntariado perto de casa, de uma forma muito flexível. O SOSvizinho pretende ajudar pessoas dos grupos de risco emergentes da crise pandémica. Na prática, apenas tens de fazer as compras e entregá-las na casa do “Vizinho”. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.