Tempo de leitura: 3 minutos

A cidade de Aveiro é conhecida como a “Veneza portuguesa” pela sua semelhança com a cidade italiana.

É nos canais da Ria de Aveiro que circulam as embarcações típicas da cidade, os Moliceiros (muito parecidos com as gôndolas venezianas).

Apesar de todas estas parecenças com Veneza, Aveiro destaca-se também pela sua gastronomia, história, arquitetura e natureza. Para poderem comprovar um pouco do referido acima, aqui ficam algumas sugestões de spots a visitar nesta cidade tão bela.

 

Andar de Moliceiro

Como foi referido no início do texto, o barco tradicional de Aveiro é o Moliceiro. Esta pequena embarcação era utilizada tradicionalmente para a apanha do moliço, uma alga abundante na região que era utilizada como adubo, daí a utilização do nome “Moliceiro”.

Atualmente, é um dos maiores pontos turísticos da cidade de Aveiro, estando todos os anos repleta de turistas que pretendem fazer uma viagem ao longo dos canais da Ria.

A duração da viagem é de 45 minutos e o preço para adultos é de 12 euros, para crianças entre 5 e 12 anos é de 6 euros e, para menores de 4 anos, a entrada é gratuita.

 

Visitar a Marinha da Noerinha

A Marinha da Noeirinha localiza-se junto ao bairro mais tradicional de Aveiro. Este é um espaço fantástico para aproveitar um dia de verão na praia com o bónus de ser uma espécie de spa.

Na Marinha da Noeirinha existe uma praia com água proveniente dos canais da ria de Aveiro. Dentro desta água existe uma argila com que as pessoas se poderão banhar e deixar atuar durante 30 minutos para que a pele fique hidratada.

Para além desta praia, ainda existe um spa salínico com água com sal a 25 graus que faz com que a pele absorva minerais e nutrientes para uma melhor circulação sanguínea. Este tratamento tem ainda efeitos cicatrizantes e antisséticos.

 

Provar os Ovos Moles e as tripas de Aveiro

 

A Confeitaria Peixinho é a casa mais antiga de Ovos Moles em Aveiro, tendo sido fundada em 1856. Era neste local que as freiras produziam diversos doces conventuais da região, incluindo os Ovos Moles. É impossível encontrar melhores Ovos Moles dos que os da Confeitaria Peixinho. Tornaram-se tão populares que inclusive se vendem no aeroporto de Lisboa!

Para provar as Tripas de Aveiro, o melhor local é o Zé da Tripa. O dono, José Oliveira, é o criador original desta iguaria composta por farinha, ovos, açúcar e por “mais um ingrediente que não se revela”. Esta massa é parecida a um crepe e poderá ter vários recheios, tais como, Nutella, Kinder, chocolate e ovos moles. 

 

 

Passear nos Passadiços de Aveiro 

 

Os Passadiços de Aveiro fazem parte do projeto Via Ecológica Reciclável, sendo um dos pontos turísticos mais recentes da cidade de Aveiro. Estes passadiços com uma extensão total de 7km poderão realizar-se a pé ou de bicicleta e permitem uma vista incrível para a Ria de Aveiro, assim como para a sua fauna e flora.

O ideal será fazer este percurso ao nascer ou ao pôr-do-sol para que seja uma visita com uma paisagem ainda mais memorável.

 

 

Visitar a Ponte dos Laços de Amizade 

A ponte dos Laços da Amizade foi uma iniciativa criada por dois estudantes da Universidade de Aveiro em 2004, tendo-se tornado um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade de Aveiro.

Para além de passarem aqui por baixo os moliceiros, também é aqui que muitos turistas tiram fotos e colocam as suas fitas para marcar as suas amizades e namoros. Esta ponte destaca-se pela sua beleza colorida e por existir uma preocupação com a danificação da ponte, sendo que não existem qualquer tipo de cadeados aqui pendurados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.