Tempo de leitura: 3 minutos

A Madeira é uma ilha belíssima, com muitos locais a visitar, e com diversos pratos tradicionais a experimentar. 

 

O atum, a carne de vaca e as lapas grelhadas são só alguns dos mais conhecidos. Algumas bebidas como a poncha, a sangria de maracujá e a cerveja Coral são ainda uma recomendação fantástica.

 

#1 Lapas grelhadas

As lapas grelhadas são o prato de marisco mais conhecido da ilha da Madeira. Esta é uma entrada deliciosa temperada com bastante alho e limão e que é cozinhada na própria concha. Este prato é muitas vezes acompanhado com bolo do caco para se aproveitar o molho das lapas. O restaurante Muralha’s Bar, no Caniçal, é um dos restaurantes que melhor faz este prato.

#2 Bolo do caco 

O bolo do caco é um pão muito conhecido na Madeira que poderá ser consumido ao pequeno almoço, ao almoço, ao lanche e ao jantar.

Poderá comer-se de forma simples, sem absolutamente nada no pão; com manteiga de alho a acompanhar, por exemplo, um prato de lapas; recheado com chouriço ou ainda em forma de prego. Contudo, os madeirenses apreciam particularmente o bolo do caco com manteiga de alho para acompanhar os pratos de carne, de marisco e de peixe.

#3 Prego no bolo do caco

O prego no bolo do caco é um outro prato bastante popular. Caracteriza-se por ser um prego, no entanto, não tem o típico pão que utilizamos em Portugal Continental, mas sim o famoso bolo do caco. Este prato poderá conter apenas o bolo do caco e o bife ou poderão ser adicionados mais ingredientes como ovo estrelado e bacon. Este prato poderá ser ainda acompanhado por batatas fritas. 

#4 Espetada madeirense 

A espetada é o prato de carne mais conhecido da ilha. Esta espetada de carne de vaca poderá ser servida num espeto de metal ou num pau de loureiro. A espetada no pau de loureiro já não é muito comum em restaurantes, contudo é muito mais saborosa pelo sabor infundido pelo louro.

Tradicionalmente, vamos retirando aos poucos a carne do espeto, enfiando o nosso garfo no pedaço de carne desejado e ajudando a empurrar com a faca.

Este prato é acompanhado muitas vezes com salada, batata cozida e bolo do caco.

 

#5 Picadinho de atum com milho frito   

O picadinho de atum com milho frito é um prato bastante comum na Madeira. Também existem picadinhos com outros peixes ou mesmo com carne.

Este prato em específico, consiste na mistura de atum com uma espécie de molho de tomate acompanhado com o milho frito, um acompanhamento muito popular e delicioso da ilha da Madeira.

Este é sem dúvida o prato perfeito para os amantes de atum!

#6 Pudim de maracujá 

O pudim de Maracujá é a sobremesa que mais gostei de provar na Madeira. Este pudim existe em vários restaurantes e é muito conhecido por utilizar uma fruta que existe muito na ilha. É uma sobremesa muito leve e é perfeita para a época que se aproxima!

O pudim contém as sementes do maracujá, o que dá uma textura crocante à sobremesa.

Para quem adora maracujá, esta irá tornar-se uma das suas sobremesas preferidas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.