Tempo de leitura: 3 minutos

Temos várias sugestões para todo o tipo de ouvinte. Desde podcasts sobre política à atualidade, estas são as nossas sugestões.

“Perguntar Não Ofende” ou “Globalistas”. Estas são só algumas das nossas sugestões para os ouvintes de podcasts ou para quem queira começar a iniciar-se neste universo. Nos últimos anos, a oferta de conteúdos de podcast tem vindo a aumentar em Portugal. E é um formato versátil, uma vez que tanto pode servir para entreter — e não há nada de errado nisso — ou para aprenderes mais sobre o que se passa à tua volta. Ou ambos.

Apesar de não serem acompanhados por conteúdo visual, um bom podcast é capaz de te fazer companhia nas viagens mais longas, ou nas tarefas mais rotineiras. Fica a par sobre o que se passa a nível nacional e internacional, ou sobre temas como a sustentabilidade ou a política.

Temos sugestões para todo o tipo de ouvinte.

90 segundos de ciência

Curioso sobre o que é feito na área da ciência em Portugal? Com este mini podcast podes descobrir rapidamente o que é que os investigadores estão a trabalhar, nas mais diversas universidades do país. 

Dando um pequeno spoiler, o programa já referiu tratamentos com inteligência artificial, novas matérias para torres eólicas, ou mesmo a utilização de robôs corporativos para o fabrico personalizado. Por vezes, também são abordados temas de investigações diferentes, como a influência que as contratações de CEOs têm para o desempenho de uma empresa.

Globalistas

O podcast perfeito para ficares a par de todos os assuntos mundiais. Os dois jornalistas, João Póvoa Marinheiro e Filipe Caetano, trazem, todos as semanas, um tema, que numa conversa informal o desconstroem. 

Desde a tensão entre a Rússia à Ucrânia, ao governo de Boris Johnson, ou mesmo uma reflexão sobre acontecimentos como o 11 de Setembro.

Perguntar Não Ofende

Os episódios do podcast de Daniel Oliveira e João Martins variam na sua duração, nos seus temas e entrevistados. 

O “Perguntar Não Ofende” conta sempre com a presença de um convidado e o episódio é passado numa conversado principalmente sobre política nacional, entre uma hora e meia e duas horas. Mas, os temas variam conforme o assunto do momento. 

O podcast já tem três anos de história, recentemente passou a ser gravado e transmitido pelo “Expresso”, mas Daniel Oliveira refere o programa como “radicalmente livre e pessoal”.

Os Anti Sociais

Um podcast para descobrires um pouco mais sobre redes sociais e conteúdos. Cada episódio, com mais de uma hora, conta com a sua criadora, Vanessa Amaral, e um convidado presente no mundo digital. 

Todas as conversas abordam o presente e o futuro do digital em Portugal, é também uma ótima forma de descobrires mais sobre percursos profissionais de outras pessoas.

Casa Trabalho Casa

Também sobre o mercado de trabalho conhece o podcast “Casa Trabalho Casa”, que tal como o nome indica, pretende acabar com essa rotina. 

Além das dicas práticas sobre esse ciclo, este programa dá-te ferramentas para lidares com os grandes desafios do mercado de trabalho. Cada episódio de Ana Relvas e Rute Brito varia entre 5 e 10 minutos.

Expresso da Manhã

Livre durante um café? Ouve o Expresso da Manhã e mantém-te informado sobre o assunto do momento. 

O jornalista Paulo Baldaia analisa a notícia do dia durante cerca de 15 minutos, por vezes, com a presença de correspondentes internacionais e comentadores.

Do Zero

Catarina Barreiros é uma criadora de conteúdos digitais, que molda a sua vida para a sustentabilidade e com o menor desperdício possível. 

Além do seu Instagram, da sua loja, podes acompanhar várias dicas práticas no podcast “Do Zero”, que já conta com três temporadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.