Tempo de leitura: 4 minutos

Estás cansado de praias movimentadas e procuras um sítio calmo para repousares e aproveitares as tuas merecidas férias? Inspira-te nos oito locais descritos abaixo, pouco conhecidos e espalhados pelo país.

 

  • Praia Fluvial de Poço Corga

Localizada no leito da Ribeira de Pêra, em Castanheira de Pêra, esta praia fluvial irá encantar-te através das paisagens bucólicas da Serra da Lousã e da sua água cristalina. Para além disso, tens à tua disposição bastantes sombras para poderes estender a toalha, parque de merendas, restaurante e bar, chuveiros e balneários, nadador-salvador, posto médico e parque de estacionamento. 

Desfruta deste lugar relaxante durante a época balnear de 10 de junho a 19 de setembro. 

 

  • Poço do Pé Negro

As águas límpidas do Rio Mestre sustentam o Poço do Pé Negro, uma piscina natural de baixa profundidade, rodeada por vegetação. 

Situado em Ponte de Lima, entre as freguesias do Bárrio e da Labruja, este paraíso é de fácil acesso e adequado para mergulhos, devido às suas características rochosas. 

 

  • Praia Fluvial de Loriga 

Em Seia, no vale glaciar da vila da Loriga, a sudoeste do Parque Natural da Serra da Estrela, vais, muito provavelmente, deslumbrar-te com a beleza natural desta praia. Todavia, fica o aviso de que as águas, que germinam de uma nascente na serra, apesar de puras e translúcidas, também são frias. 

Esta praia fluvial é dotada de um parque de merendas, um parque para bicicletas, um bar com esplanada, um parque de estacionamento, posto de primeiros socorros e uma passagem pedonal à zona de banhos. Ademais, também é vigiada por nadadores-salvadores. 

A época balnear decorre entre 1 de julho a 31 de agosto. 

 

  • Praia Fluvial de Fernandaires

Situada em Vila de Rei e rodeada por altas montanhas, a praia fluvial de Fernandaires abarca uma extensa bacia de água, provinda da barragem de Castelo de Bode.

 Neste local vais encontrar uma piscina flutuante, própria para adultos e crianças, devido à profundidade da água, um bar, zona de estacionamento, balneários e várias sombras para poderes descontrair. E é de referir que a praia foi distinguida com a classificação Ouro da Quercus, além de ser de água quente. 

 

  • Lagoa da Esturranha 

Contendo águas azul-turquesa e zonas de baixa e alta profundidade, a Lagoa da Esturranha, da Serra d’Arga, na freguesia de Freixiedo de Soutelo, fica praticamente junto à estrada e inserida num bosque. Com muito espaço para estenderes a toalha e usufruíres deste lugar, esta é uma das mais belas e idílicas lagoas do país.

 

  • Praia Fluvial do Pego das Pias

Entre São Luís e Odemira, no concelho de Odemira, fica a praia fluvial do Pego das Pias. Ao contrário de todas as outras praias já mencionadas, esta ainda não foi alvo de intervenção humana, por isso mesmo não irás deparar-te com cafés, parque para estacionar ou sequer um nadador-salvador. O caminho até lá ronda os dois quilómetros, quando se para na ponte sobre a ribeira do Torgal, e convém ser feito a pé, pois a estrada de terra batida é somente transitável ao início. Não obstante, estas pequenas dificuldades valem a pena quando se chega a esta piscina natural, criada pela erosão das rochas e o curso da água. Escondida entre as rochas e com cordas nas árvores, propícias a serem utilizadas para saltar, este é o local perfeito para quem procura e é apaixonado pela tranquilidade da natureza. 

 

  • Poça das Lesmas 

De origem vulcânica, as Piscinas Naturais do Seixal, mais conhecidas por Piscinas Lagoa das Lesmas ou Poça das Lesmas, situadas na Madeira, na costa norte da ilha, na zona do Seixal, revelam, por meio da água azul turquesa e cristalina e das rochas obscurecidas, uma paisagem extraordinária. No entanto, embora as piscinas possuam instalações sanitárias com duche e um bar de apoio, as mesmas não são vigiadas.  

 

  • Praia da Viola

Na ilha de São Miguel, Açores, perto da freguesia da Maia, na Ribeira Grande, ao caminhares por um trilho que se prolonga pelo litoral, encontras a praia da Viola. De areia grossa e com uma falésia de onde emergem diversas nascentes, este local proporciona uma vista espantosa e serena. Quando se atravessa a praia, é ainda possível admirar uma pequena cascata. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.