Tempo de leitura: 2 minutos

Andre Peart cumpriu a sua pena em 2018, em Nova Iorque. Depois de quase seis anos preso não conseguiu encontrar trabalho na sua área de formação, e viveu em abrigos. Agora, luta para que mais nenhum antigo prisioneiro tenha de passar por estas dificuldades, através da ConConnect. 

A realidade de Andre Peart, de 31 anos, é semelhante a muitos outros casos de ex-reclusos. Após cumprirem pena não conseguem encontrar trabalho. E estar empregado é uma das exigências da liberdade condicional. 

Quando saiu da Penitenciária Bare Hill, Andre Peart apenas conseguiu trabalhar na recolha de lixo e na manutenção de um ginásio, com uma licenciatura e formação em jornalismo. Refere que essa fase foi semelhante ao tempo da prisão, pois “queria florescer e fazer mais para poder sair”.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Andre Peart (@iam_andrepeart)

Com a procura constante de emprego encontrou uma das maiores redes de emprego- o LinkedIN. Contudo, percebeu que mesmo no digital, o facto de ter estado preso diminuía-lhe sempre a hipótese de conseguir emprego. Daí surge a ConConnect, em 2020. Nesta rede social todos os candidatos têm um cadastro criminal, assim as empresas nunca são surpreendidas com essa informação. 

A plataforma funciona de uma forma semelhante ao LinkedIn, adicionando a necessidade de colocar o registo criminal. Além disso, o site acumula diferentes materiais e serviços essenciais para um ex-recluso, como cursos, empregadores, apoio à saúde mental e drogas. O site foi desenhado com o objetivo de ser uma ferramenta simples e intuitiva, devido ao grande afastamento dos reclusos das tecnologias. 

O grande objetivo de Andre Peart com este projeto é conquistar a confiança das empresas e terminar com o preconceito relacionado com os antigos reclusos no emprego. Até ao verão, a ambição é conseguir agrupar 1000 anúncios de emprego. O site já conta com  220 parceiros, 40 empregados e 60 serviços.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.