Saber escrever não se resume a saber distinguir “há” de “à” ou utilizar vocabulário elaborado. Para que não tropeces em erros ortográficos ou gramaticais, reunimos 9 erros que não podes mesmo cometer – seja numa troca de emails com o teu patrão ou até numa conversa entre amigos num café.
De “tu fostes á reunião?” a “ninguém se absteu”, há erros ortográficos ou gramaticais que mancham a tua imagem e põem em causa a tua credibilidade. Para evitar críticas ou comentários desagradáveis, reunimos 9 erros que deves mesmo evitar, seja em contexto profissional ou pessoal.
Isto porque, seja numa troca de mensagens com os teus amigos, numa troca de emails com o teu patrão ou até com um cliente, a correção linguística é crucial para tornar o teu discurso percetível e evitar eventuais falhas na comunicação. Aqui, clareza é a chave e a gramática pode ser a tua melhor amiga.
Por isso, e para que não restem dúvidas, reunimos oito erros que assombram páginas de jornais e caixas de mensagens. Mas, calma, para que não te falte nada, também revelamos a correção.
ERRO 1: à dois meses, à uma semana
Forma correta: há dois meses, há uma semana
DICA: “á” não existe.
ERRO 2: já fui há feira da Ladra
Forma correta: já fui à feira da Ladra
ERRO 3: fostes à reunião?
Forma correta: foste à reunião?
ERRO 4: sim, ele interviu na conversa
Forma correta: sim, ele interveio na conversa
ERRO 5: lembro-me que era diferente
Forma correta: lembro-me de que era diferente
ERRO 6: como deve de ser
Forma correta: como deve ser
ERRO 7: Derivado a um vírus
Forma correta: Derivado de um vírus / devido a um vírus
ERRO 8: Os bombeiros evacuaram as pessoas da sala
Forma correta: Os bombeiros evacuaram a sala
Isto porque se evacuam espaços, não pessoas.
ERRO 9: Parabéns Maria
Forma correta: Parabéns, Maria
A regra é simples: tens de isolar sempre o vocativo através da utilização de uma vírgula. “Parabéns, Maria”; “Sara, chegas a que horas?”; “Não gosto dessa atitude, Laura”.