Tempo de leitura: 2 minutos

Desde pequeninos que ouvimos dizer que ler faz bem. Mas afinal faz bem ao quê? Se também tens esta questão, este artigo é para ti. Até porque não te apresentamos apenas um, mas sim cinco benefícios que a leitura pode trazer para a tua vida

 

Com a correria do dia a dia, por vezes torna-se difícil arranjar tempo para conseguir ler. Mas nem que seja por 5 minutos, guarda todos os momentos que puderes para pegar num livro e fazer da leitura rotina. Desde melhorar os teus trabalhos académicos a reduzir o stress, a lista é grande por isso guarda-a.

 

#1 Melhora o teu vocabulário

Manter uma rotina de leitura ajuda-te a desenvolver capacidades verbais, isto porque ao acompanhares diferentes formas de escrever ganhas um vocabulário mais rico e variado. O teu repertório de palavras novas aumenta e a tua capacidade para construir frases também. O resultado é simples: ler muito é igual a escrever bem.

Mas nem só de desenvolvimento da escrita vivem os estudantes, é que melhorares o teu vocabulário ajuda também a que tenhas uma melhor conversação. Com mais conhecimento, consegues expressar-te melhor e assim fazer valer o teu ponto de vista.

 

#2 Tornas-te mais inteligente

Há poucas coisas certas na vida e o facto de os leitores mais assíduos mostrarem mais conhecimento é uma delas. Porquê? Porque a leitura permite uma maior aprendizagem quando nos obriga quase que inconscientemente a consumirmos mais pesquisas. Afinal, não é por acaso que os livros estão intimamente ligados à realização de trabalhos académicos.

No fundo, ler ajuda a exercitarmos o cérebro. Para além de mexer com várias áreas do cérebro, como a parte sentimental ou a analítica, a leitura incentiva a criarmos um raciocínio lógico através da imaginação e da memória.

 

#3 Melhora a concentração 

No tempo em que estamos a ler, seja muito ou pouco, o foco está totalmente direcionado para as páginas do livro. Abstraímo-nos do mundo exterior e, por isso, a leitura acaba por ser um período de concentração.

Para além disso, exercitamos a memória ao relembrarmos os desenvolvimentos das personagens, as referências feitas ou a fazer um esforço por decorar todos os acontecimentos das páginas passadas.  

 

#4 Reduz o stress

Parece estranho, mas está mesmo comprovado que ler ajuda a reduzir o stress. É que quando lemos afastamo-nos do mundo real e entramos numa realidade paralela, o que nos faz desligar das preocupações lá de fora. E seguindo este raciocínio parece óbvio que os livros nos ajudem a reduzir o stress já que, ainda que por breves momentos, entramos em modo voo para poder aproveitar um bom momento de leitura em paz.

Mas manter uma rotina de leitura diária, mesmo que por cinco ou seis minutos, pode ainda ajudar a aliviar a tensão e diminuir a frequência cardíaca. Experimenta.

 

#5 Estimula a criatividade

Quando lemos, uma das aptidões que mais desenvolvemos é a capacidade de imaginação. O nosso cérebro torna-se capaz de criar todo um cenário à medida que vamos percorrendo as páginas. Quando damos por nós já criamos caras para as personagens, formas de falar e jeitos específicos para cada uma delas. E é esta capacidade para criar e imaginar que nos ajuda a tornar mais criativos. Quanto mais consumimos, mais criamos – com a ajuda de descrições minuciosas, mas sempre com um toque pessoal.

 

Por último, mas não menos importante, a leitura é uma forma de entretenimento. Para além de te ajudar a preencher os espaços vazios do teu calendário, traz benefícios para a tua vida pessoal, académica e até mesmo profissional. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.