Tempo de leitura: 2 minutos

Todos já ouvimos mil e uma histórias sobre a dificuldade para encontrar trabalho na área que idealizamos. Contudo, acreditamos sempre que vamos ser o caso do sonho americano, e que vamos conseguir encontrar o nosso trabalho de sonho. Isso é possível, mas tens de trabalhar para tal.

Não tenho um percurso académico invejável, nem sempre me apliquei tanto quanto sonhei. Mas, sempre me esforcei para dar o máximo, no mínimo que fiz. E acredito que seja esse o lema a seguir.

Durante a licenciatura sempre me estimulei a pertencer a novos grupos de trabalho, desde projetos online até grupos de voluntariado. Todos estes trabalhos não remunerados, tendo em conta a nula experiência que tinha, foram precisos para o meu percurso. Além de ter a oportunidade de conhecer novos métodos de trabalho e criar relações, permitiram-me estar preparada para novas experiências profissionais. Com estas colaborações consegui aplicar na prática tudo o que fui aprendendo durante o curso, que tem uma grande vertente teórica. Compreendo que as aulas, trabalhos e exames ocupem grande parte do teu tempo. Mas com organização tens sempre formas de trabalhar noutros projetos para enriqueceres o teu currículo (que não deve ser igual a todos os outros com “apenas” uma licenciatura, como milhares de jovens). Tens de fazer a diferença, e isso apenas depende do teu trabalho. Podes ficar a dever muitas horas à cama, café com amigos, mas tudo funciona como um processo e, no fim, o resultado é recompensador.

Por outro lado, podes também apostar em cursos especializados na tua área, que são sempre valorizados. Além da mais-valia de dominares mais temas da área, consegues demonstrar dedicação e interesse pela mesma. Atualmente, consegues frequentar diferentes formações de forma gratuita, e online.

De sublinhar a rede de networking, que consegues construir ao envolver-te em novos projetos. Este tipo de conexões são relevantes para o teu percurso profissional, pois permitem-te criar referências no mercado, que são sempre valorizadas.

Pensa que todos estes esforços, tempo dedicado, e trabalho acabarão por ter resultados a longo-prazo. Conseguirás transformar-te num profissional mais completo para o mercado de trabalho. Claro, que existirão momentos mais stressantes e tens de aprender a parar. Mas, não te esqueças da importância de fazer sempre um pouco mais. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.