Tempo de leitura: 3 minutos

Durante a época de exames e frequências precisas de maximizar o teu tempo, e seres mais produtivo. Temos algumas dicas de aplicações e extensões para conseguires organizar a tua vida, partilhar trabalhos e cometer o menor número de erros possíveis.

Detalhar calendário com tarefas

Primeiro, detalha todas as tuas tarefas, define o tempo que vais dedicar a cada uma delas, objetivos principais e os materiais necessários. Para isso, nada melhor que o Notion, que está disponível para computador e smartphone. Esta aplicação funciona como um caderno, mas muito organizado. Tens acesso a templates já desenhados e editáveis, ou podes arriscar e criar o teu de raiz. Além disso, encontras muito conteúdo, de criadores de YouTube e blogues, que partilham os seus templates.  No Notion podes organizar toda a tua vida pessoal e académica e permite-te ainda partilhar as páginas com as pessoas que quiseres (esta ferramenta é muito útil na organização de trabalhos de grupo)

Outra opção é o Google Calendar, que também sincroniza toda a informação no teu computador, smartphone, assim como, podes partilhar os teus eventos e tarefas com quem pretenderes.

Em comparação com o Notion, o Google Calendar apenas te permite trabalhar com um calendário, apesar de ser possível definires os momentos com etiquetas, que ajudam dividir a tua vida pessoal da académica. O truque nesta aplicação passa por utilizares diferentes cores e etiquetas, de forma a tornar a informação mais percetível.

Partilhar e ter cópias dos documentos

Não corras o risco de perder as horas que passaste a fazer os resumos e os esquemas “perfeitos” para o exame. Utiliza uma drive. Todos os documentos que trabalhas na drive estão a ser armazenados na nuvem, que faz automaticamente a gravação dos mesmos, e assim não corres o risco de perder todo o trabalho. Outro grande benefício das drives como o OneDrive, Drive do Google, ou Dropbox é conseguires partilhar os documentos com outras pessoas, o que é bastante útil em trabalhos de grupo.

Pequenas ajudas para grandes trabalhos

Na universidade os detalhes fazem a diferença, desde pontuação, gralhas, erros gramaticais ou citações. Por isso, temos algumas dicas para te ajudar a poupar tempo, através de extensões para adicionares ao teu motor de busca. Caso estejas a fazer um trabalho em inglês instala o Grammarly, que corrige todos os teus erros de ortografia, gramática, pontuação e coesão. A versão premium também identifica plágio, e tem outras sugestões, que tornam a tua escrita mais fluente.

A Cite this for me: Web Citer cria automaticamente as citações do documento, em diferentes tipos de referência bibliográfica. Assim, consegues adicionar rapidamente a referência à bibliografia, sem cometer erros

Ainda para trabalhos académicos recorre a repositórios das diferentes universidades. Assim, encontras informação detalhada, fiável e variável sobre diferentes temas, que te ajudarão a completar o teu trabalho.

Cronometra o tempo de estudo

O telemóvel é uma distração? O desafio de passar de níveis na aplicação Forest ajuda-te a acabar com esse problema. Neste jogo apenas tens de criar um objetivo de tempo sem mexer no telemóvel. Caso consigas cumprir o tempo que definiste passas de nível e uma árvore é plantada. Caso trabalhes apenas no computador a extensão Clockify ajuda-te a definir quando queres fazer intervalos, e a rastrear quanto tempo passas em cada tarefa.

O grande truque para a produtividade é conseguires otimizar o teu tempo, não correr riscos de perder trabalho e também equilibrares a tua vida com momentos de lazer. Além das dicas que mencionamos, podes sempre procurar novas ferramentas do Google através do tema “produtividade”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.