Tempo de leitura: 2 minutos

Na hora de escolher a licenciatura ponderamos vários aspetos. As propinas, as saídas profissionais, o nosso interesse no próprio curso, a faculdade, entre muitos outros. Existem tantos caminhos possíveis que a escolha pode-se tornar muito difícil. Para quem estudou Línguas e Humanidades no ensino secundário, por exemplo, as opções são imensas, desde a Comunicação, História, Antropologia, Sociologia, Relações Internacionais, Tradução, Filosofia, Geografia ou até Direto. Mas já pensaste que podes estudar um pouco de várias áreas e conjugá-las num curso diversificado e versátil, que te prepara para diferentes mestrados e caminhos profissionais? 

Numa sociedade cada vez mais diversa e competitiva, o mais importante deixa de ser ter conhecimentos especializados apenas numa área, mas sim em várias, e ter a capacidade de relacionar conhecimentos para poder responder às diferentes competências exigidas por uma entidade empregadora. 

Existem em Portugal algumas licenciaturas que nos permitem seguir esse caminho, embora ainda não com a escala que existe em países como os EUA e Inglaterra. Uma dessas licenciaturas é a de Artes e Humanidades na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, única no país. O nome não explica muito a sua estrutura e as suas imensas possibilidades, mas o foco é o estudo de diferentes disciplinas dentro da área das artes e humanidades – desde a Arte, Literatura, Cinema, Teatro, História, Arqueologia, Línguas, Tradução, Ciências da Linguagem, Património e Cultura, além de estudos específicos de diferentes zonas geográficas (ex. Estudos Asiáticos, Estudos Portugueses, Estudos Clássicos). 

Tens a oportunidade de optar por um caminho mais livre, no qual podes estudar cadeiras dessas diferentes áreas até completar os créditos obrigatórios que correspondem a uma licenciatura, ou, por outro lado, podes optar por caminhos mais especializados em diferentes áreas de estudo, aprofundando conhecimentos nessas mesmas áreas. Esta é uma licenciatura que te permite fazer um percurso personalizado. Tens ainda a hipótese de fazer um estágio em alguma destas áreas ou realizar uma tese. 

Parece-te muito complexo? Não te preocupes, pois existem tutores e docentes preparados para te ajudar, bem como colegas igualmente dispostos a explicar tudo o que precisas de saber sobre a licenciatura e acompanhar-te durante esses anos. É uma licenciatura que te permite explorar o mundo e a ti mesmo, mas requer organização e persistência, porque este curso não te diz o que estudar, tens de ser tu mesmo a escolher o teu caminho com responsabilidade e dedicação.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.