Tempo de leitura: < 1 minuto

O objetivo do concurso é premiar trabalhos que utilizem informação do Arquivo.pt. As propostas podem ser enviadas até às 13 horas de 4 de maio. No total são entregues 15 mil euros aos vencedores. 

O Arquivo.pt é um serviço público de pesquisa de informação. Na prática, consegues encontrar todos os ficheiros já publicados na internet desde 1996. O site está desenhado de forma muito intuitiva e permite a utilização de diferentes filtros para melhorar a navegação do utilizador. 

Neste concurso não há um tema fixo, apenas é obrigatório utilizar o Arquivo.pt como fonte de informação. Podes realizar o trabalho individualmente ou em grupo. As candidaturas são feitas em língua portuguesa, onde deves anexar um documento de descrição do trabalho e ainda um vídeo de apresentação do trabalho. 

O primeiro classificado recebe um prémio de 10 mil euros, o segundo de 3 mil euros e o terceiro dois mil euros. Além disso, o jornal “Público” vai atribuir uma Menção Honrosa a um dos projetos focados no trabalho do jornal presente no Arquivo.pt.

O júri será composto por João Palmeiro (Ciências da Comunicação); Gustavo Cardosos (Sociologia); Sara Carrasqueiro (Tecnologia e Administração Pública) e Teresa Firmino (Comunicação de Ciência). Os critérios de avaliação passam pela originalidade, qualidade técnica, impacto social e científico e relevância da utilização do arquivo. 

Esta iniciativa começou em 2018, conhece aqui os trabalhos vencedores do ano passado. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.