Tempo de leitura: 2 minutos

As avaliações orais são o inimigo de muitos dos estudantes, uma vez que trazem consigo grandes níveis de ansiedade, o que posteriormente prejudica a avaliação…

Embora alguns acreditem que esta ansiedade tem, maioritariamente, que ver com o facto de o aluno ser mais predisposto à comunicação com o público ou não, a verdade é que é possível qualquer um ter uma boa prestação neste tipo de avaliações. 

É essencial dominar o tema que será abordado na avaliação para facilitar a diminuição da ansiedade, principalmente caso o aluno não tenha uma boa capacidade de desenvolvimento dos tópicos. 

Treinar, especialmente no caso de apresentações orais, é algo que fará com ganhes confiança e segurança para, posteriormente, conseguires transmitir estes sentimentos durante a avaliação. Para fazer isto, podes tanto treinar oralmente ou escrever várias vezes o que irás dizer caso este seja o método que te ajude mais a fixar. 

Muitas vezes, antes da nossa avaliação oral, ficamos demasiado nervosos devido ao receio daquilo que os outros dirão sobre a nossa prestação, por isso, há que relembrar que todos os presentes já passaram ou passarão por aquele momento e, no fundo, ninguém irá julgar as avaliações porque estarão mais preocupados com a sua própria avaliação. 

Se possível, apresentações orais a pares ajudam a diminuir a ansiedade, já que, inconscientemente, sabes que o teu colega está lá para te auxiliar naquilo que, eventualmente, possas precisar.

Algo que podes fazer antes destes momentos é também, ouvir música que te ajude a relaxar, falar sobre outros temas com amigos, ou até mesmo rever uma última vez, aquilo que tens para dizer, mas certifica-te de que tens tempo para rever tudo antes da tua avaliação, caso contrário ficarás mais ansioso.

A ansiedade antes de momentos de avaliação importantes é algo usual entre os estudantes de todos os níveis de ensino, contudo, há que tentar encontrar métodos para contornar este problema e melhorar o desempenho e, consequentemente, os resultados. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.