Tempo de leitura: 3 minutos

Preciso do certificado digital ou posso fazer só o teste à COVID-19? A quarentena é obrigatória? De que documentos preciso? Já podes encontrar a resposta a esta e outras questões na internet. De forma fácil e gratuita. Explicamos como.

Viajar em tempos de pandemia não tem de ser necessariamente arriscado – isto, claro, se estiveres a par de todas as informações relevantes. As fronteiras estão abertas? Podes viajar livremente ou ainda há países onde é necessário cumprir quarentena obrigatória? 

Sabemos que nem sempre é fácil perceber quais os sites fidedignos ou em que tipo de informações podes confiar. Mas calma. Já podes encontrar facilmente todas as respostas de que precisas online, de forma rápida e gratuita. 

O Wizz fez o trabalho de casa e reuniu três plataformas que albergam as respostas às tuas preces. Por isso, tira notas (ou print, vá), porque estas aplicações são as melhores amigas de todos os que querem partir além-fronteiras, enquanto a COVID-19 ainda marca presença no nosso dia a dia. 

Conselhos aos Viajantes

Não é uma plataforma independente e faz parte do Portal das Comunidades Portuguesas. Para encontrares todas as respostas de que precisas, terás de navegar pelo site oficial e selecionar a opção “Vai viajar?”.

Depois, basta deslizares até à opção “Conselhos aos Viajantes”, onde te vais deparar com aquela que é a plataforma de eleição, desde os tempos pré-pandemia, do casal de viajantes mais famoso de Portugal, os Explorerssaurus.

Assim que entras na página, encontras várias informações de que precisas tanto antes de partires para a tua viagem como à chegada ao destino. Depois, basta selecionares o continente e respetivo país para o qual desejas viajar e és rapidamente direcionado para a página de informações. 

Posto isto, basta navegares pelo site e recolheres todo o tipo de contactos e informações que consideres essenciais. Desde o número do Consulado Geral ao clima ou até à moeda, por exemplo.

Esta plataforma ainda não conta com aplicação para telemóvel, independentemente do sistema operativo, mas o site oficial está disponível tanto para desktop como para dispositivos móveis.

Re-open EU

“Fornece informações sobre várias medidas em vigor, incluindo quarentena e requisitos de testes para viajantes, o certificado COVID Digital da UE para o ajudar a exercer o seu direito de livre circulação e aplicações móveis de rastreamento e alerta de contactos relativos ao coronavírus. As informações são atualizadas com frequência e estão disponíveis em 24 idiomas”, lê-se na página inicial da plataforma.

Com um scroll rápido pela página, encontras um mapa interativo que ilustra os casos positivos por 100 mil habitantes em cada país (ou cidade) da União Europeia. Depois, basta selecionares o teu destino e encontras tudo o que precisa de saber.

Desde as medidas de combate à pandemia em vigor no momento até à necessidade (ou não) de apresentares o certificado digital no aeroporto ou nos estabelecimentos públicos, por exemplo.  

Podes consultar o site oficial através do computador ou, ainda, descarregar a aplicação da plataforma através da Apple Store ou da Google Store. 

Registo Viajante

A verdade é que a situação global está significativamente mais controlada, mas continua instável e as medidas em vigor também. Já que cada país sofre alterações constantes no que às restrições diz respeito.

Por isso, e para prevenir desfechos desfavoráveis (leia-se dinheiro gasto em vão), o ideal é instalares esta aplicação, que também faz parte do Portal das Comunidades, disponível tanto para o sistema operativo IOS como para Android.

“Recomenda-se aos viajantes que se ausentem de Portugal, o registo das suas viagens através da aplicação ‘Registo Viajante’, sendo este voluntário e gratuito, facilitando a ação das autoridades portuguesas perante a ocorrência de eventuais situações de emergência com cidadãos nacionais no estrangeiro. O registo na aplicação ‘Registo Viajante’ permite receber informações sobre as condições de segurança, ter acesso aos contactos das representações diplomáticas e consulares de Portugal e tem ligação direta ao Gabinete de Emergência Consular”, lê-se no Portal das Comunidades.

De acordo com a descrição, “em caso de emergência (catástrofe natural, alteração ordem pública, acidentes) a aplicação permite que seja mais facilmente localizado e contactado. Caso o país onde se encontre seja afetado por algumas das situações anteriormente referidas, poderá ser contatado, nomeadamente através dos postos consulares portugueses que, em coordenação com as autoridades locais do país, fornecerão informações úteis. Esta Aplicação permite-lhe receber informações úteis e conselhos sobre cada país onde pretenda deslocar-se. Destina-se a quem efetua viagens ou deslocações de curta duração no estrangeiro. O registo no Ministério dos Negócios Estrangeiros é voluntário, fácil e gratuito”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.