Tempo de leitura: 2 minutos

O bem do planeta Terra está nas nossas mãos e cabe a cada um de nós adotar práticas sustentáveis para preservarmos aquela que é a nossa casa. Seguem, portanto, algumas sugestões muito simples para aplicares no teu dia a dia e que ajudam a construíres um futuro melhor para ti e para todos. 

 

  • Diminui o consumo de energia

Uma dica fundamental e económica: substitui as lâmpadas tradicionais por lâmpadas LED. Estas, para além de pouparem mais energia, também têm maior durabilidade. Além disso, não utilizes vários eletrodomésticos ao mesmo tempo e desliga os aparelhos eletrónicos que não estiveres a utilizar. 

E lembra-te sempre de desligares as luzes quando saíres do ambiente onde te encontras. 

 

  • Evita o desperdício de água

Mesmo que às vezes te saiba bem ficares mais um bocadinho no banho, especialmente no inverno, evita tomar banhos muito longos. Evita, igualmente, tomares banho de banheira e, em vez disso, recorre ao chuveiro. Não deixes a torneira a correr água enquanto lavas os dentes, as mãos ou até a louça. É fácil: tenta sempre gastar o mínimo de água possível. 

 

  • Faz a separação do lixo

Sabias que por cada tonelada de papel reciclado são poupadas entre 15 a 20 árvores? Ou que, através de cinco garrafas de plástico recicladas, é possível produzir uma t-shirt XL? 

Ao separares corretamente o lixo, estás a assegurar que o material possa ser reciclado, reutilizado e a diminuir a quantidade de lixo no planeta. Hoje em dia até encontras locais onde podes colocar as tuas cápsulas de café usadas ou ecopontos para a tua roupa inutilizada.  

 

  • Compra roupas em segunda mão

Como já foi referido, existem ecopontos específicos, espalhados por todo o país, para colocares as roupas e sapatos que já não te servem, não usas, ou que estão danificados. 

Depois de feita a triagem, essas roupas ainda podem ser reutilizadas ou recicladas. Quando recicladas, podem ganhar uma nova vida ao serem aproveitadas para isolamento térmico e acústico, acolchoamento e pavimentação de estradas e pisos. 

Se as roupas ou sapatos ainda se encontrarem em bom estado para serem reutilizados, destinam-se a lojas de venda em segunda mão, como, por exemplo, a Humana. Tens 16 lojas espalhadas pelas zonas de Lisboa e do Porto. 

 

  • Evita andar de carro

Há cada vez mais carros elétricos. No entanto, a circulação de carros a combustível ainda é muito elevada.

Para ajudares na diminuição da poluição atmosférica que estes compostos provocam, recorre a transportes públicos, a bicicletas ou trotinetes elétricas. 

 

  • Compra somente o necessário 

Há bastantes coisas que compramos que, na realidade, nem sequer precisamos. 

O imenso consumo de produtos leva a uma maior produção e, consequentemente, a uma exploração excessiva dos nossos recursos. Por isso mesmo, faz uma lista do que verdadeiramente necessitas antes de ires às compras. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.