Tempo de leitura: 3 minutos

Voltar às aulas depois de um período de férias nunca é fácil. Ainda assim, como é verdade para qualquer dever ou atividade mais intimidante, a companhia de uma excelente banda sonora promete torná-la mais fácil de concretizar.

É neste espírito que segue uma lista de sugestões que prometem tornar o estudo mais prazeroso. Desde melodias relaxantes, perfeitas para fazer desaparecer como que por magia qualquer réstia de stress, à motivação que prometem aquelas dominadas por batidas pujantes e energéticas, garantimos que existe uma opção ideal.

O fim do período de férias traz consigo o regresso à rotina e aos horários fixos, uma mudança que parece exigir pôr de parte a leveza a que todos os estudantes se acostumam durante estas pausas. Assim, a primeira entrada desta lista propõe o álbum perfeito para tornar mais fácil a transição.

Home of Sanity permite aos ouvintes preservar a serenidade das férias durante o semestre. O álbum torna possível a ponte entre o restante ano letivo e o verão que se avizinha, sendo uma presença indispensável na lista de reprodução de qualquer estudante.

Lançado em 2021 e composto por 28 canções, coloca ao alcance de todos a coletânea perfeita para transformar uma sessão de estudo num cenário digno de sol, praia e (quase) descanso.

É sabido que algumas das produções de melhor qualidade são portuguesas. Assim sendo, seria impossível produzir uma lista sem referir prova de tal. O álbum de estreia dos CELSO foi lançado, também, em 2021 e contém um total de 8 temas.

Não Se Brinca Com Coisas Sérias será uma ótima companhia para qualquer estudante que queira infundir o seu estudo com harmonias e melodias irresistíveis.

O álbum denota um ritmo infecioso, ao qual será impossível resistir – de facto, para os ouvintes, poderá ser impossível não bater os pés no chão ao ouvir cada faixa, ao mesmo tempo que a caneta desliza pelo papel para tomar apontamentos.

É verdade que qualquer tarefa é tornada melhor pela companhia de uma ótima banda sonora, mas a concentração que requer uma sessão de estudo torna-a num caso especial. Neste sentido, a mensagem de cada canção, partilhada sob a forma de estrofes e refrões, poderá ser (para alguns) distrativa.

Especialmente se o tema parecer captar mais prontamente a atenção do estudante do que o livro sobre que este se encontra debruçado, e onde consta toda a matéria e informação que sairá no exame. Um álbum duplo, contendo 21 faixas, The Endless River é a solução perfeita.

Repleto de melodias angelicais, o seu conteúdo é maioritariamente instrumental, pronto para tocar calmamente no fundo, eliminando quaisquer distrações.

Em qualquer lista será indispensável constar uma opção vintage, um clássico. A escolha de hoje é um marco imperdível na discografia dos Beatles: A Hard Day’s Night foi lançado no início da década de 60, tendo servido como banda sonora do filme do mesmo nome protagonizado pela banda.

Ainda que o título do álbum seja apto, talvez, para descrever a vida da maioria dos estudantes nos próximos meses, para todos aqueles dispostos a deixar-se levar pelo ritmo e fervor, A Hard Day’s Night será uma ótima aposta.

Contendo 13 faixas, entre elas algumas das mais conhecidas composições de Lennon e McCartney – incluindo Can’t Buy Me Love e All My Loving -, as letras e melodias energéticas surgem aqui prontas para garantir uma sessão de estudo produtiva.

Todos aqueles acostumados a trabalhar acompanhados por música sabem o efeito que esta exerce sobre os corpos, determinando a velocidade a que se movem. Movimentos mais contidos e morosos ao som de ritmos mais calmos, e uma rapidez imediata quando a música parece pedir para ‘acelerar‘. 

Uma sessão de estudo poderá requerer música que se encaixe nesta segunda categoria, dependendo da eficiência para ser considerada bem-sucedida. Assim, a penúltima sugestão será Razors Edge dos AC/DC

Lançado em 1990 e contendo um total de 12 faixas, Razors Edge é um álbum enérgico do princípio ao fim, repleto de solos de guitarra e batidas eletrizantes, capaz de estimular a produtividade de qualquer estudante.

Um dos mais antecipados e aclamados álbuns do início da nova década, Women in Music Pt. III é o mais recente lançamento da banda HAIM. Moderno e ousado, vários estilos musicais são explorados ao longo das 18 faixas que este inclui.

A sinceridade que parece caracterizar todas as faixas é acompanhada por uma variedade de temas e ritmos que garante existir no álbum algo para agradar a qualquer ouvinte disponível. O novo triunfo do grupo é imperdível.

Com a leveza e confiança característica do trio, Women in Music Pt. III é o álbum perfeito para bloquear o mundo exterior e centrar o foco apenas na matéria a estudar.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.