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É certo que ser estudante universitário também pode ser sinónimo de ansiedade, nervosismo e cansaço. Estudar por horas ou dias a fio pode ser problemático para a tua saúde mental. Não deixes que todos estes sentimentos se apoderem de ti. 

Seguem algumas dicas para aliviares o stress e combateres o cansaço, ou até mesmo, um esgotamento mental.

Relaxa antes de dormires

Toma um banho quente, bebe um chá quente ou uma caneca de leite morno. Qualquer coisa que sintas que possa deixar-te relaxado antes de adormeceres, fá-lo. E não te masses com o estudo ou trabalhos antes de ires dormir. Descansa o cérebro previamente para assim teres um sono mais tranquilo. 

Bebe bastante água diariamente 

Por vezes, com a agitação do dia a dia, esquecemo-nos de algo fundamental para o nosso bem estar físico e mental: beber água. Beber muita água ao longo do dia irá trazer-te inúmeros benefícios, assim como também irá, consequentemente, fornecer-te mais energia. Não te limites a beber água apenas quando estás com sede, bebe-a com bastante regularidade. Uma dica? Utiliza uma palhinha, ou investe mesmo numa garrafa reutilizável com palhinha. Parecendo que não, ingerir líquidos por uma palhinha facilita e faz com que nem nos apercebamos da quantidade que estamos a engolir. 

Dispõe algum do teu tempo para te divertires com os teus amigos e família

São muitas as vezes que nos encontramos tão atarefados que o tempo torna-se escasso. Porém, acredita: há tempo para tudo. Nem que tenhas de reagendar os teus planos de estudo, mas não te limites aos cadernos, livros ou computadores por demasiado tempo. Para além de, ao fim de umas horas, ser-te mais difícil concentrares-te, não é de todo benéfico para a tua saúde mental. Marca um jantar de família ou de amigos, uma saída à noite ou uma ida ao museu, o que te apetecer no momento. E fá-lo regularmente. Estes momentos de desanuvio e alegria irão fornecer-te mais motivação, concentração e até facilidade em absorveres as cem folhas de apontamentos que tens para estudar.

Faz exercício físico regularmente

Fazer desporto pode parecer cansativo e aborrecido, contudo, ao contrário do que pensas, pode tornar-se no melhor momento do teu dia. Não precisas necessariamente de te inscrever num ginásio ou praticares alguma modalidade desportiva para seres uma pessoa ativa. Optar por fazer uma caminhada ou corrida, como preferires, diariamente, pode ser a solução para evitar um esgotamento mental. Experimenta ouvir música, enquanto caminhas, todos os dias, por exemplo, por uma hora, num sítio diferente. É uma ótima maneira de aproveitares tempo contigo próprio e conheceres mais pontos do local onde vives. 

Se precisares, procura ajuda médica

Por último, mas não menos importante, se sentes que precisas de apoio médico, não hesites em procurá-lo. Saúde mental é um assunto extremamente sério e deves dar-lhe sempre a devida atenção. Não ignores os sinais e procura ajuda. Muitas instituições de ensino já disponibilizam consultas com psicólogos, gratuitamente. 

Necessitas apenas de te informar no local onde estudas para recorrer a essa ajuda. 

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