Tempo de leitura: 2 minutos

Nem sempre é fácil a adaptação a uma nova realidade, mas não serás o único fora do teu elemento. Um texto de Beatriz Graça.

Quantos de nós não saíram do secundário e pensaram para si mesmos “Como é que eu vou fazer amigos na faculdade?”. O processo de adaptação à faculdade é um processo que pode não ser fácil para muitos.

Não posso dizer que a minha adaptação tenha sido difícil, pois, rapidamente, me integrei com o resto da minha turma, e, consequentemente, tive o meu grupo de amigos formado. Todavia, sei que isto não acontece com muitos estudantes que mudam de turma, escola ou que vão para uma faculdade. Acima de tudo, creio que o mais importante é não ter vergonha de falar com as pessoas, principalmente com os colegas de turma. Afinal, o mais certo é que, tal como tu, também ninguém conheça ninguém no primeiro dia.

Algo que também pode facilitar este processo de adaptação é falar, previamente, com pessoas que já estudam na faculdade, pois assim, já vais como uma ideia de como é que os mais velhos costumam acolher os caloiros. 

Enquanto jovens, temos ao nosso dispor muitas informações relativamente às faculdades e, inclusive, facilmente conseguimos saber de alguns alunos que já lá estudaram ou estudam na nossa futura faculdade, por exemplo, através das tradicionais publicações que a maioria faz na rede social Twitter, quando saem as colocações.  

Ir aos eventos académicos que, eventualmente, possam existir é também uma excelente maneira para conhecer mais pessoas que, com certeza, te irão acolher com todo o gosto junto da restante comunidade académica. 

Algumas pessoas têm mais capacidade de adaptação que outras, no entanto, não há que recear não ser integrado, pois irá sempre haver alguém predisposto a ajudar nesse processo. 

Quando já integrados, é importante não só manter essas ligações e estabelecer novas, como também integrar aqueles que possam estar mais sozinhos seja por que motivo for, já que, embora muitas pessoas defendam que estar sozinho é bom, viver a experiência académica rodeado daqueles de quem gostas acaba por ser mais proveitoso. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.