Tempo de leitura: 2 minutos

Considerando que já faltam poucos meses para as candidaturas ao ensino superior, muitos estudantes começam a ficar preocupados e a sentirem-se pressionados para escolherem aquilo que querem fazer “para o resto das suas vidas”. No entanto, existem algumas coisas que se podem fazer para ultrapassar alguma incerteza relativamente a esta escolha. 

Inicialmente, deves tentar perceber que atividades te chamam à atenção, pois essas poderão ser um ponto de partida para perceberes qual poderá ser o teu futuro curso superior.

O site da DGES (Direção Geral do Ensino Superior) vai ser o teu melhor amigo neste processo, visto que é possível pesquisar todos os cursos e instituições de uma forma bastante simples. 

Outro site que auxilia bastante os estudantes é o Inspiring Future, que permite visualizar de uma forma mais simples quais são as possibilidades de entrar num determinado curso e instituição, através de um sistema de 3 cores, que relaciona a média do último colocado do ano anterior e a média do estudante. 

Atualmente, existem diversos vídeos no YouTube com relatos de estudantes de quase todas as universidades e cursos, ouvir estes relatos é também fundamental, bem como, tentar falar com estudantes que já frequentam a faculdade e saber as suas opiniões e experiências. 

Algo que também considero essencial é fazer uma lista com todas as possíveis opções, sendo que na candidatura apenas poderão ser colocadas até seis, bem como as médias de acesso e uma possível ordem para, posteriormente, colocar na candidatura. 

É importante os estudantes não se esquecerem que o curso que escolherem não deve ser uma prisão e, caso não estejam felizes com curso ou instituição na qual entraram, poderão sempre candidatar-se a outro na fase seguinte, sendo que existem três fases, caso ainda existam vagas disponíveis. 

Não obstante que, caso tenhas mesmo a ambição de entrar na 1ª fase do concurso nacional é importante teres uma “opção de segurança”, isto é, uma das tuas 6 opções na hora da candidatura ser para um curso/instituição para a qual tenhas uma média bastante superior à do último colocado do ano anterior, isto para dar mais garantias de que serás admitido. 

O processo da escolha do curso do ensino superior pode ser algo difícil, já que no fundo, é decidir o futuro, contudo, a organização e a pesquisa são fundamentais para facilitar o processo. 

 

Site da DGES: Acesso ao Ensino Superior 2021 – Índices de Cursos (por curso e instituição) (dges.gov.pt)

Site Inspiring Future:  Inspiring Future | Descobre o teu futuro 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.