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Todos sabemos o quão desgastantes conseguem ser os meses de avaliações. Contudo, existem duas formas de os tentarmos contornar da melhor maneira, seja por uma preparação contínua ao longo de todo o semestre, seja por alguns métodos de estudo ou técnicas emocionais utilizadas para controlar o stress e a ansiedade.

A meditação é uma dessas técnicas e a melhor forma de ganharmos noção do que está a acontecer ao nosso redor, muito para lá daquele exame ou daquele trabalho de que não conseguimos parar de pensar. Permite-nos focar em nós, no nosso corpo e no nosso bem-estar mental, algo que muitas das vezes (devido aos grandes níveis de stresse que sentimos e vamos acumulando), deixamos um pouco para trás. 

As meditações guiadas são a melhor forma de dar os primeiros passos neste mundo e de adquirirmos as ferramentas que precisamos quando estamos perante uma situação que foge ao nosso controlo e em que precisamos de algum alento emocional. Estas técnicas ajudam-nos a saber controlar esses momentos, a fazer uma introspeção e a focarmo-nos em nós e no nosso redor, essencialmente em plano físico. 

De entre as várias aplicações de meditações guiadas que existem, como a “Meditopia” ou a “Headspace”, ou até mesmo através de vídeos no YouTube, temos a possibilidade de escolher meditações mais curtas ou mais longas, dependendo da nossa disponibilidade e vontade. Vale a pena realçar que é preferível que se comece com vídeos relativamente curtos e se vá aumentando progressivamente. É esta a forma de conseguirmos ganhar uma maior perceção de como realmente a meditação consegue ter um impacto tão positivo e acolhedor no nosso estado de espírito.

 

2 comentários em “Época de avaliações e stresse? Tira 5 ou 10 minutos e reencontra-te através da meditação”

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