Tempo de leitura: 2 minutos

Esta é a receita do bolo de chocolate que já se encontra na minha família há vários anos.

A minha avó começou a fazer esta receita para os lanches dos netos, tendo passado a ser uma sobremesa mais desejada dos almoços de família e, posteriormente, o bolo presente em todas as festas de aniversário. 

Tem sido sempre um sucesso entre família e amigos e, desde então, foi apelidado como o melhor bolo de chocolate do mundo. 

Os ingredientes necessários para esta receita são 4 ovos, 2 chávenas de açúcar, 1 chávena de óleo, 1 chávena de água, 2 chávenas de farinha, 1 colher de sobremesa de fermento em pó e 5 colheres de sopa de chocolate em pó. 

Para a cobertura, sendo esta opcional, são necessários 200 gramas de chocolate de culinária e 1 colher de sopa de óleo.

Para a decoração são usadas nozes a gosto ou frutos vermelhos. 

O tempo de preparação é cerca de 15 minutos.

Os passos da receita são: bater os ovos inteiros com o açúcar até se tornar uma mistura consistente e clara. 

De seguida, juntar os líquidos (a água e o óleo) e bater por mais 2 a 3 minutos. 

O passo seguinte é juntar os ingredientes sólidos, com exceção do chocolate em pó. Só quando a mistura estiver completamente homogénea e incorporada é que será a altura de adicionar as 5 colheres de chocolate em pó e bater por mais uns minutos.

Quando o preparado estiver a borbulhar é altura de o colocar no forno numa forma devidamente untada. O tempo de cozedura é de aproximadamente 40 a 45 minutos a 180ºC.

Para a cobertura, basta derreter o chocolate em banho-maria e adicionar uma colher de sopa de óleo. O bolo só deverá ser coberto após ter arrefecido. 

Com a cobertura colocada é a vez das nozes serem dispostas pelo bolo e deixar secar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.