Seja para juntar dinheiro, conhecer o mercado de trabalho ou simplesmente fazer uma pausa, um gap year pode ser a opção ideal. Não sabes de que trata? A Wizz explica.
Um gap year é um período de intervalo entre duas fases da vida de um jovem. Consiste numa pausa entre aquele que é conhecido como o percurso comum: ensino secundário, seguido do ensino superior, e, por fim, a entrada no mercado de trabalho.
Esta pausa serve para que te conheças, para que percebas qual é o percurso que queres seguir (sem a pressão de teres de escolher imediatamente o próximo passo), para saíres da tua zona de conforto e até para adquirires algumas soft skills.
Quando se fala de gap year, a primeira coisa em que pensamos é viajar. No entanto, esta é apenas uma das opções que tens para preencher esta pausa: podes, por exemplo, já que podes fazer voluntariado, integrar novos cursos ou workshops ou até trabalhar.
Dependendo do que decides fazer durante o teu gap year, as vantagens que daí advêm serão também elas diferentes. No entanto, certo é que os anos sabáticos são conhecidos por se tratarem de uma fase de autoconhecimento, em que aproveitas o teu tempo para te focares em ti, nos teus objetivos e nas tuas competências.
Apesar de “gap year” remeter para um ano de experiência, a verdade é que não existe uma duração estipulada para esta fase da tua vida. Podes tirar seis meses para fazer esta pausa ou até usar mais do que um ano. A escolha é tua.
Se ainda tens algumas dúvidas em relação a este tema, trazemos-te a solução: em Portugal, existe uma associação que se dedica a esta temática, a Associação Gap Year Portugal. A associação ajuda os jovens portugueses a saber mais sobre o ano sabático e ainda os ajuda a tornar esta pausa possível.