Tempo de leitura: 2 minutos

Além de se poder ver e ouvir televisão, vai ser possível sentir sabores como chocolate ou pizza ao lamber o aparelho. Como? Através do novo conceito Taste the TV. 

Quantas vezes já ouviste apresentadores de televisão ou influenciadores dizer: “quem me dera que pudessem provar isto através do ecrã”? Afinal de contas, não se trata de um conceito utópico e já há um ecrã de televisão que tem sabor e que se pode lamber. Tudo isto para adicionar o paladar à experiência de ver e ouvir televisão.

“O objetivo é permitir às pessoas terem a experiência de comer num restaurante noutra ponta do mundo, embora estejam sempre em casa”, explica o académico Homei Miyashita, da Universidade de Meiji, citado pelo “New York Post”.

Homei Miyashita é o professor japonês que criou um protótipo de ecrã de televisão que permite ao utilizador ver e ouvir conteúdos, além de lhe transmitir também a sensação do sabor. Como? Não é simples, mas parece: a proeza é conseguida através de um carrossel de dez sabores que, quando combinados, permitem ao utilizador sentir o sabor de um chocolate ou de uma pizza ao lamber uma determinada zona coberta com uma película higiénica.

Mas calma, porque, para além de experiências gastronómicas inovadoras, este ecrã pode ser usado em desafios ou mesmo em aulas de culinária à distância. E até já foi testado para o efeito.

Durante uma demonstração, uma estudante pediu para provar chocolate doce, uma voz robotizada repetiu o pedido e o sistema esguichou uma substância para cima do revestimento: “sabia a leite com chocolate. É doce, como um molho de chocolate”, conta a aluna.

O conceito de TTTV (Taste the TV) foi criado pelo professor em conjunto com uma equipa de 30 estudantes e não personifica a primeira tentativa de o académico conjugar a gastronomia com a tecnologia, já que, ainda antes desta nova ideia, tentou criar um garfo que aprimorava o sabor da comida. 

Os investigadores estão em contacto com a indústria para debater a comercialização destes ecrãs TTTV (Taste the TV) e estimam que custe cerca de 875 dólares construir cada unidade. No entanto, ainda não há qualquer simulação daquele que será o preço final do produto. 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.