Tempo de leitura: 2 minutos

A cada dia está a existir uma certa modernização do ensino e os estudantes têm-se adaptado a este processo. 

Regra geral, a maioria dos estudantes utiliza apontamentos para estudar as matérias, contudo, cada vez mais, existe uma dicotomia entre aqueles que preferem os típicos apontamentos manuscritos, por afirmarem que este método ajuda a decorar melhor os conceitos, e aqueles que optaram por uma “modernização” do seu método de estudo através dos apontamentos digitais. 

Ambos os métodos têm as suas vantagens e desvantagens, para que se compreenda melhor, algumas das vantagens dos apontamentos manuscritos são estas.

  • Ajuda o cérebro a fixar melhor os conteúdos, já que a ligação realizada entre a mão no ato da escrita estimula o cérebro, este método é, especialmente, profícuo aquando do estudo de línguas estrangeiras, uma vez que não é algo tão natural para o mesmo; 
  • O treino da escrita, o que permitirá não só uma escrita mais rápida, mas também dar menos erros ortográficos na hora de fazer o teste ou frequência. 

Contudo, este método traz algumas desvantagens, sendo a mais evidente o facto de ser um método que necessita de uma maior dedicação horária para a sua realização

Por sua vez, os apontamentos digitais não contam com este problema porque a maioria dos estudantes já está adaptada às tecnologias e escreve de uma forma mais rápida no computador. Isto faz com que os movimentos acabem por ser mais automatizados e os conteúdos não sejam adquiridos com tanta facilidade. 

Os apontamentos digitais têm assim como principais vantagens as seguintes.

  • A celeridade com a qual podem ser realizados;
  • A facilidade de realizar modificações.

Posto isto é possível concluir que algumas das desvantagens da realização deste tipo de apontamentos são estas.

  • A possibilidade de distração aumenta consideravelmente quando se está de frente para um ecrã, onde a possibilidade de fazer inúmeras coisas que não sejam estudar está à distância de um clique;
  • O facto de ser um processo mais rápido, faz com que, usualmente, os apontamentos digitais acabem por ser maiores, mas com informações menos concisas e pertinentes.

Assim, é importante que cada estudante compreenda qual o método de estudo que funciona melhor para si e o adote uma vez que ambos os métodos de realização de apontamentos têm vantagens e desvantagens.

No fundo, importa testar e ver qual método é o certo para cada um.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.