Tempo de leitura: 2 minutos

Na conhecida “estrada mágica do Bom Jesus do Monte”, os carros, estando em ponto morto, sobem quando deveriam descer.

 Fica em Braga e é a mais conhecida “ladeira mágica” em Portugal. E há mesmo quem acredite que é magia, mas os mais céticos explicam tudo.

Trata-se de uma pequena rampa que liga o parque do Bom Jesus, em Braga, à Estrada Nacional que vai dar à cidade. São várias as pessoas que aproveitam a viagem ao norte do país para passar por ali e ver se é mesmo verdade. E a cara de surpresa dos condutores diz tudo e não é para menos.

Ao que parece, o carro sobe sozinho numa aparente descida. Será o verdadeiro desafio às leis da gravidade? Nós respondemos: não.

O que acontece é uma mistura de fatores e a estrada mágica é na verdade uma subida natural. Esta ladeira misteriosa, fica no meio de uma grande densidade de vegetação, dando a ilusão de um falso horizonte. E, sendo que a linha do horizonte é artificial, a sensação é de que a estrada é uma descida.

Na verdade, a “estrada mágica do Bom Jesus do Monte” é inclinada, ainda que com uma pequena magnitude, e desemboca com uma outra estrada ainda com maior inclinação. Assim, com as duas inclinações lado a lado, a sensação é de que a que tem menor inclinação é percebida no sentido contrário.

Ou seja, enquanto esta estrada é percebida como uma subida, é na verdade uma descida e os carros na verdade seguem o rumo natural. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.