Tempo de leitura: 2 minutos

Beatriz Graça trajou pela primeira vez e conta, neste texto de opinião, como foi a sua experiência.

No passado dia 24 de Março, foi dia nacional do estudante.

Como tal, os alunos do Instituto Politécnico de Tomar têm por tradição trajar pela primeira vez nessa noite, de modo a assinalar uma data tão importante na trajetória do seu percurso académico.

Enquanto aluna do primeiro ano, da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, trajei pela primeira vez neste mesmo dia e confesso que foi um orgulho. 

Como sabemos, o traje académico é o símbolo representativo do ensino superior em Portugal, por isso, é tão importante saber os códigos de conduta para se puder trajar e honrar assim todo o percurso realizado até ali. 

Em Abrantes, no dia 24 de Março à 00:00 horas, os estudantes, que realizaram o batismo do caloiro, saíram trajados pela primeira vez para a praça Barão Batalha onde decorreram os batismos das capas, realizados pelos padrinhos e madrinhas. 

Tendo por base a minha experiência e a daqueles que me rodeiam, posso afirmar que as horas que antecedem o momento de trajar dão algum nervosismo, porém, como tradição, custam existir jantares de família de praxe que ajudam a distrair um pouco antes da hora.

No entanto, creio que a sensação de trajar pela primeira vez, especialmente, é de orgulho, já que é o “reconhecimento material” de todo o esforço investido no percurso académico de cada um dos estudantes. 

Para quem participou das atividades praxisticas, acredito que tenha ainda mais significado, visto que, é ver reconhecido todo o esforço que foi investido. 

Assim, o sentimento que melhor descreve a sensação de trajar pela primeira vez é orgulho, tanto pessoal, quanto por parte daqueles que nos rodeiam, como a família. 

Foi uma noite agradável, passada com amigos e família de praxe e que ficará com certeza na memória de todos os estudantes desta instituição que vestem e honram o traje Mazantino, por toda a sua história e tradição. 

Etiquetas:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.