Tempo de leitura: 3 minutos

4 Ideias do que podes fazer para ocupar o teu tempo livre de forma produtiva

Para muitos, as férias de Verão são muito aguardadas, mas para outros esses meses podem ser aborrecidos e demasiado longos. Para quem estuda durante dois semestres e vê todos os dias os seus amigos, as férias podem ser desconcertantes. Muitos de nós não sabem como ocupar os seus dias e conciliar lazer com trabalho. 

Aqui seguem algumas dicas de como aproveitar os meses de sol da melhor forma.

  • Voluntariado

Já pensaste em fazer voluntariado? Existem inúmeras associações e organizações que procuram jovens interessados e dedicados na temática dos direitos humanos, ambientais e animais. Podes fazer a diferença, ocupar o teu tempo e ainda aprender ao fazer voluntariado. Além disso, as empresas e entidades empregadoras procuram cada vez mais nos candidatos soft skills

O voluntariado é a oportunidade ideal para desenvolveres as tuas capacidades de trabalho em equipa, de autonomia, de liderança e de empatia. Podes conhecer pessoas com os mesmos gostos que tu e a grande vantagem é que não tens um horário fixo a cumprir. Se és apaixonado por animais, experimenta a União Zoófila. Se procuras algo relacionado com direitos humanos, a Cruz Vermelha pode ser o espaço certo para ti

Ou, se, por outro lado, te identificas mais com a temática da preservação da natureza, a LPN procura sempre voluntários. Podes sempre ainda experimentar voluntariados no estrangeiro. Tens a oportunidade de viajar, conhecer culturas e pessoas de todo o mundo e contribuir para um mundo melhor. Dá uma vista de olhos no que a Rota Jovem disponibiliza a nível de voluntariados internacionais

  • Trabalhar em Part-Time

Se procuras ocupar o teu tempo e juntar dinheiro para o teu futuro ou projetos pessoais, porque não trabalhar em part-time? 

O regime part-time permite-te trabalhar e ainda ter tempo para aproveitares as tuas férias como quiseres. Trabalhar não só enriquece o teu currículo – sobretudo se trabalhares na área que pretendes ingressar no futuro -, como te dá experiência no mercado de trabalho e adquires capacidades para entrevistas de emprego. Uma outra vantagem de trabalhar no verão é que a oferta de trabalhos em part-time para jovens é maior, e a duração dos contratos também é mais reduzida, normalmente por se enquadrarem numa época de reforço de equipas para as férias. 

Podes escolher trabalhar na restauração ou em lojas, que são locais muito procurados pelos jovens. Mas podes sempre consultar quais as vagas de emprego na Câmara do teu município, pois existem muitas oportunidades de Verão para jovens. Outra sugestão é apoiar centros de atividades e de explicações para crianças, que muitas vezes procuram jovens universitários para ajudar nas atividades didáticas e pedagógicas que realizam nas férias, enquanto os pais estão no trabalho.

  • Fazer um Workshop ou um Curso de verão

Gostas de aprender e gostavas de te dedicar mais a alguns gostos teus, mas não podes porque as aulas não te permitem? As férias de Verão são excelentes para finalmente dedicares mais tempo aos teus hobbies. 

Porque não tirar aquele curso de italiano que sempre quiseste mas não tinhas tempo? Ou fazer um workshop de fotografia? As oportunidades são imensas e ainda aumentam mais no verão. Muitas escolas e associações disponibilizam cursos intensivos, de curta duração ou workshops nos meses de Verão. 

Ao investires no teu conhecimento, estás a investir no teu currículo e também nos teus hard skills

Aprender algo de que gostamos é sempre muito enriquecedor e divertido. Além disso, para quem não consegue estar parado, mesmo nas férias, estudar pode ser fundamental. Neste caso, estarias a estudar por prazer e não por obrigação! Experimenta ver os cursos de línguas que a City School oferece. Já a WS8A têm vários cursos de fotografia, dá uma vista de olhos no sítio deles

  • Cria o teu negócio

Tens uma veia empreendedora dentro de ti e não te falta criatividade? Experimenta criar o teu próprio negócio. 

Tens tempo de sobra nas férias para criares a tua marca. Sabes fazer acessórios, gostas de fazer pastelaria ou até sabes fotografar? Mostra o teu talento, divulga-o e ganha uns trocos. Podes criar uma página no Instagram dedicada ao teu negócio, tira muitas fotografias e partilha ao máximo com amigos e família a tua marca. 

Não só aproveitas o teu tempo livre, como ainda enriqueces o teu currículo. O mercado de trabalho valoriza cada vez mais o trabalho e projetos que desenvolves fora do contexto académico. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.