Tempo de leitura: 3 minutos

Neste momento encontro-me no terceiro ano da licenciatura, o que significa que estes três anos da minha vida estão mesmo a chegar ao fim. Pois bem, como futura finalista acredito que seja importante apresentar algumas ideias e algumas nuances sobre coisas que eu gostava de saber antes de ter entrado na faculdade, aspetos com os quais não estava pronta para lidar. 

A verdade é que a primeira tarefa relevante é a escolha do curso e da faculdade. Sabemos que a média tem uma preponderância naquela que é esta escolha, mas o mais importante é que fiques satisfeito com a tua decisão e que sintas que vais tirar um curso numa área que te interesse. Neste aspeto, a opinião das outras pessoas acaba por ter algum impacto, mas no final do dia és tu que vais tirar a licenciatura e estudar nessa mesma área, daí ser fulcral fazeres uma pesquisa no sentido de escolher o caminho mais certo para ti e não para os outros. 

A vida académica tem um peso muito grande na vida de todos os estudantes e gostamos de aproveitar estes anos para ir a festas e a discotecas, até porque estamos na idade para isso. Numa licenciatura temos responsabilidades, obrigações e prazos a cumprir, mas a verdade é que com uma boa gestão de tempo é possível conciliar estas duas partes. Estes anos são considerados os melhores anos da vida de muitos, daí ser tão importante aproveitá-los da melhor maneira possível, seja de que forma for. 

Na minha faculdade e em muitas outras universidades espalhadas por todo o País existe uma panóplia de núcleos e de atividades extracurriculares que complementam aquele que é o perfil e o currículo de cada estudante. Entre muitas outras coisas temos as associações de estudantes, as praxes, as tunas, os projetos e o voluntariado. Existem projetos para todos os gostos e disponibilidades, pelo que podes escolher aquele que melhor se ajusta à tua pessoa. O trabalho em equipa, a resolução de problemas, a gestão de tempo e o aumento dos contactos são coisas valorizadas no mercado de trabalho e são importantes para qualquer estudante em vias de entrar no ensino superior.

Cuida da tua saúde mental e física

A saúde mental e a saúde física são fundamentais para o teu bem-estar durante estes anos. Podemos falar em alimentação, exercício físico e até mesmo apoio psicológico. 

A alimentação tem de ser equilibrada e não nos podemos deixar levar pelas comidas prontas e rápidas; uma boa solução para isso seria através de um planeamento de refeições para cada semana. O exercício físico, seja de que forma for, é essencial para a saúde física e mental de todos, daí a importância de não perder essas rotinas saudáveis. No que diz respeito à saúde mental, são muitos os estudantes que procuram apoio psicológico ou psicoterapêutico durante estes anos, na medida em que são anos muito exigentes, muito intensos, onde por norma podem-se despertar inúmeras coisas com as quais os demais não sabem lidar. 

Um outro aspeto que considero relevante ressalvar é o facto de certas pessoas funcionarem como colegas de trabalho e como amigos, mas muitas das vezes isso não acontece. 

Nem sempre os nossos amigos apresentam ritmos de trabalho e gestão de tempo e de organização semelhantes às nossas, daí ser tão difícil realizar determinados projetos e trabalhos com os mesmos. Por outro lado, existem pessoas que funcionam como colegas de trabalho, com os quais é possível fazer aquilo que é necessário e alcançar o melhor resultado possível. 

É muito importante definires desde logo um grupo de trabalho que funcione, pois dessa forma podes estar mais descansado no decorrer dos semestres. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.