Tempo de leitura: 2 minutos

Um guia prático sobre o como é o curso de Comunicação Social na Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, escrito pela estudante Beatriz Graça.

Comunicação social na Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA) é um curso que permite adquirir conhecimentos base em todas as áreas da comunicação durante o primeiro ano, já que, aquando da matrícula, é necessário fazer a escolha do ramo (jornalismo ou comunicação empresarial) que iremos seguir a partir do segunda ano, com aulas mais específicas e práticas. 

O primeiro ano é essencialmente teórico e as aulas são de uma vertente comum. Isto é, não são específicas de nenhuma das áreas, o que permite ao estudante adquirir conhecimentos mais amplos e, inclusive, poder perceber qual é a vertente que desperta mais o seu interesse. Concluído o primeiro semestre, posso dizer que gostei de todas as cadeiras que tive, sendo elas semântica e pragmática do português, na qual se inicia a aprendizagem dos princípios da língua. 

A cadeira de sociologia, que se divide em aulas teóricas e teórico-práticas, nas quais para além de ser lecionada matéria teórica são também realizados exercícios práticos, como análise de notícias relacionando com o tema ou debates.

Outra das cadeiras do primeiro semestre do primeiro ano é Introdução ao Marketing. Embora esta seja uma cadeira mais relacionada à área da comunicação empresarial, dá bases a todos os estudantes relativamente aos princípios fundamentais do Marketing, sendo uma cadeira maioritariamente teórica. Antagonicamente, a cadeira de géneros jornalísticos foi aquela que considerei mais relacionada com a vertente do jornalismo. Esta é uma cadeira teórica, na qual adquirimos conhecimentos sobre como executar corretamente os diversos géneros jornalísticos como a reportagem ou a notícia. 

Finalmente, como não poderia deixar de ser, ao longo do primeiro ano são também lecionadas línguas, nomeadamente inglês e os media, que embora seja uma cadeira teórica, envolve a execução e posterior apresentação de diversos trabalhos propostos ao longo do semestre. Existe também a opção de escolha de aprendizagem de francês (de continuação) ou alemão (de iniciação), cadeira que selecionei e onde se inicia, de facto, a aprendizagem da língua, desde a escrita à leitura. 

De um modo geral, creio que as cadeiras lecionadas ao longo primeiro semestre do primeiro ano são bastante relevantes, uma vez que permitem criar as bases e ter contacto com todas as áreas da comunicação, habilitando os seus estudantes a posteriormente, caso seja essa a sua vontade, mudarem de ramo, sem um prejuízo tão avultado de perda de conhecimentos.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.