Tempo de leitura: < 1 minuto

Para começar, sabes o que é o Orçamento do Estado? Imagina um bolo, que representa os cofres do Estado. Cada uma das fatias ilustra uma área onde o Estado irá investir, sendo uma delas a educação. Recolhemos as medidas que podem impactar o teu percurso universitário, desde apoios sociais, aos alojamentos e até a valorização do trabalho jovem. 

Neste Orçamento do Estado o Governo decidiu quase triplicar o valor das bolsas de mestrado com efeito nos alunos carenciados que terão acesso a uma bolsa de 2.750€. Está também planeado um aumento do investimento no Plano Nacional de Alojamento para o Ensino Superior. 

Se estiveres a estudar para ser professor, esta medida é importante para ti: o Estado vai criar um contrato-programa com Instituições do Ensino Superior, para desenvolver um novo modelo de formação para os professores, com o objetivo de conseguirem responder às necessidades dos alunos.

 No caso de estares quase a entrar para o mercado de trabalho, tem em atenção ao facto de irem ser criados incentivos à carreira docente em zonas do país onde há menos oferta.

Além disso, o governo vai ainda promover políticas ativas de emprego para quem esteja a terminar o curso.

Uma das poucas medidas que não constava no Orçamento de Estado, que foi chumbado está relacionado com a Guerra na Ucrânia,pois existirão apoios sociais e mecanismos para facilitar a integração dos refugiados ucranianos no sistema de ensino português, em especial ajudar os jovens a continuar os seus estudos no Ensino Superior. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.