Tempo de leitura: 4 minutos

Ponte de Sor é o melhor destino para visitar no Alto Alentejo, segundo a Bloom Consulting. Eis tudo o que precisas saber antes da tua visita.

 

Segundo o “Jornal do Alentejo”, o estudo Portugal City Brand Ranking, que vai na sua oitava edição, é elaborado através do cruzamento de diversos dados estatísticos relativos a três áreas-chave: negócios, visitar e viver”. Refere ainda que o município de Ponte de Sor foi um dos que mais subiu no ranking (25 posições). Como residente, não poderia deixar de partilhar os meus cantinhos favoritos.

Isto é o que deves visitar. 

#1 Barragem de montargil 

Sem dúvida uma das maiores atrações da zona, especialmente no verão. Conta com várias praias de beleza natural que tira a respiração e água a temperatura bastante agradável. Na margem, encontra-se o Clube Náutico de Montargil, onde podes experimentar vários desportos aquáticos como Wakeboard, Wakesurf, Wakeskate, paddle e ainda andar de mota de água e kayak . Também poderás reservar um passeio de barco privado pela barragem. 

Estas águas são ainda um ótimo local de pesca, nomeadamente de achigã e carpa. 

#2 Moinhos de água da Tramaga

 

 

Rodeados da fauna e flora típicas do montado, os moinhos de água do concelho vão levar-te numa viagem pelo tempo. Os mais antigos datam da época medieval, e foram usados até à segunda metade do séc. XX para moagem de cereais. São acessíveis através de percursos pedestres envolvidos de natureza e pela estrada que liga Ponte de Sor a Tramaga. Para indicações mais precisas, pergunta aos vários locais que estão sempre dispostos a ajudar.

 

 

 

 

 

#3 Zona ribeirinha

Zona de lazer que rodeia o Rio Sor na baixa da cidade. Aqui podes encontrar as piscinas municipais, a ponte pedonal (arte de Leonel Moura) que se ilumina para a noite e ainda um parque de piquenique na parte de trás do mercado municipal.

#4 Centro de artes e cultura (CAC)

 

O Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor é um espaço multifacetado que reune várias salas de exposição, a biblioteca municipal, o nucleo de arqueologia industrial da antiga fabrica do arroz, um auditório, jardins e ainda um restaurante.

É neste espaço que se encontra o detentor do recorde mundial do guinness para o maior mural de cortiça, uma das vastas matérias primas da zona. O mural foi feito pelo artista albanês Saimir Strati, e é uma homenagem a Saramago e a Ponte de Sor.

 

#5 Sazonais: 

  • Portugal Air Summit: A maior cimeira aeronáutica da Península Ibérica realiza-se anualmente no aeródromo de Ponte de Sor. Cada edição conta com mais de 200 oradores, várias demonstrações, workshops, animação e o imperdível air show. Em 2022 decorrerá de 12 a 15 de Outubro. Sabe de tudo em: https://portugalairsummit.pt/
  • Festival internacional de balões de ar quente: Decorre normalmente em Novembro, e garante um dia cheio de emoção. Poderás reservar um voo de balão com vista para a incrivel paisagem alentejana, observar os balões que enchem o céu da cidade e desfrutar do espetáculo noturno “Night Glow”.

  • O que comer
  1. Olivença: localizado no mercado municipal, é ideal para emergir na culinária alentejana. Recomendo vivamente que experimentes os cogumelos e as migas de coentros acompanhadas de carne do alguidar.
  2. Quiosque da Relva: um espaço moderno em plena zona ribeirinha, onde podes deliciar-te com a confecção neotradicional do Chef António Prates. Podes seguir o restaurante  no instagram: @quiosquedarelva
  3. Dom Fernando: conhecido pelo delicioso peixe do rio, pescado pelo proprietário, acompanhado de batatas, migas de ovas, e um molho secreto passado na família ao longo de várias gerações.
  4. Padaria Central: Digo, sem rodeios, que esta padaria tem o melhor pão que já comi. Não deixes de provar as tradicionais boleimas, que ao contrário das de Portalegre não têm maçã, ou o alentejano bolo finto.
  5. Confeitaria d’Avenida: Detentora do título de melhor pastelaria do ribatejo, pelo concurso da SIC, “Best Bakery”, pelas incríveis cornucópias.
  • Onde ficar:

Locais para ficar em Ponte de Sor certamente não faltam, para todos os gostos e carteiras, desde turismo rural, ao central Hotel Ponte Sor  e ao luxuoso Nau, um hotel de 5 estrelas com vista deslumbrante para a barragem de Montargil. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.