Tempo de leitura: 2 minutos

“Acabei a licenciatura, e agora?” Existem vários rumos que podes seguir, mas a informação é a tua melhor aliada. Será uma pós-graduação aquilo que procuras?

Não importa se estás prestes a acabar a tua licenciatura ou se ainda agora a começaste, a verdade é que a incerteza em relação ao futuro é transversal às diferentes etapas académicas (e não só). 

Partindo do pressuposto de que queres continuar a estudar, não tens necessariamente de enveredar por um mestrado. 

Sabes o que é uma pós-graduação?

Em termos práticos, uma pós-graduação é uma especialização com a duração de apenas seis meses ou um ano letivo portanto, de menor duração do que um mestrado, um doutoramento ou até mesmo uma licenciatura. 

Trata-se de um tipo de formação que procura aprofundar conhecimentos e competências numa área específica. E não, não tens de escolher uma pós-graduação que tenha que ver com a tua licenciatura. São formações independentes. 

Apesar de ser uma formação de curta-duração com base teórica, as pós-graduações contam também com uma componente prática, que vai sendo ajustada consoante as necessidades do mercado de trabalho.

“Como devo escolher a minha pós-graduação?”

Para começar, deves selecionar várias pós-graduações dentro das tuas áreas de interesse. A partir daí, tens de pesar fatores como a localização, o plano de estudos ou até as saídas profissionais. Lembra-te de que uma pós-graduação é um investimento e o ideal é que seja uma mais valia para o teu percurso profissional.

Neste sentido, importa que estejas ciente de que a maioria das pós-graduações são lecionadas em regime pós-laboral

“Do tempo ao dinheiro, o que devo ter em conta?”

A maioria das pós-graduações dura entre seis meses e um ano letivo quanto à duração não há dúvidas, ainda que dependa de instituição para instituição. Já no que diz respeito a preços, tendem a oscilar de uma pós-graduação para outra: os valores começam nos 1.000 euros, mas variam até dentro da mesma instituição de ensino. Sendo que, na maioria das faculdades públicas, ronda os 5 mil euros.

“Porque devo escolher uma pós-graduação e não um mestrado?”

A curta duração é, sem dúvida, um ponto a favor: seja porque tens outra formação em vista ou só porque queres ingressar no mercado de trabalho com uma formação adicional. Além disso, esta é uma ótima forma de desenvolveres soft e hard skills e, acima de tudo, descobrires novas áreas de interesse. 

Já para não falar de que é certo que vais desenvolver competências específicas da tua área de formação e ainda atualizar e aprofundar alguns conhecimentos que não tenham sido estudados a fundo durante a licenciatura.  

No entanto, importa que tenhas noção de que as pós-graduações não te conferem qualquer grau académico. Apesar de poderem contribuir (muito) para a tua formação, sejas apenas licenciado ou licenciado com uma pós-graduação, o título permanece apenas como licenciado. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.