“Muitos dizem que é um simples ato de violência e humilhação. Eu creio que é muito mais do que isso”, escreve a estudante.
Praxe.
Muitos dizem que é um simples ato de violência e humilhação. Eu creio que é muito mais do que isso.
Praxe. A definição de criar uma família, com um espírito de união que dificilmente se verá nascer tão rapidamente e tão espontaneamente. O sinónimo de integração, diversão, resiliência, aprendizagem, dedicação e amizade. A praxe é diferente de instituição para instituição, tendo cada uma as suas tradições. Apesar disso, os adjetivos mencionados descrevem na globalidade os sentimentos que as praxes fazem fervilhar desde caloiros a veteranos.
Não sendo de cariz obrigatório, exige-se esforço, dedicação e devoção a todos aqueles que se comprometem à mesma. Os padrinhos de academia providenciados pela praxe devem ajudar os afilhados em todos os seus percursos. Têm o dever de transmitir o que aprenderam para que posteriormente os seus afilhados o façam também.
Exige-se respeito para com os superiores, não para inferiorizar os caloiros, mas para, na minha opinião, os preparar para trajados.
Que ciclo bonito e único, a praxe.