Tempo de leitura: 2 minutos

É nos filmes que muitos artistas encontram inspiração: seja porque o cinema é, em si, uma forma de arte, ou simplesmente por ser uma fonte inesgotável de referências ao mundo artístico

 

A indústria da moda diz muito sobre a sociedade, desde a mais à antiga à contemporânea. Através dos filmes podemos, à luz dos nossos dias, inspirarmo-nos nas diferentes representações da cultura, de comportamento ou até mesmo de ideologias.

Não só no mundo da moda, mas na sétima arte em geral, os filmes podem ser um importante auxiliar no processo criativo e ser como um pilar para quem está sem criatividade. E se és uma dessas pessoas, fica atento a esta lista de cinco filmes que temos para ti.

 

#1 “O Diabo Veste Prada” (2006)

Este conhecido filme, que junta duas das maiores musas de Hollywood, Meryl Streep e Anne Hathaway, é um clássico. De forma subtil e com humor à mistura, retrata os bastidores do mundo da moda.

 

#2 “Louca por compras” (2009)

É um dos filmes de moda e romance mais divertidos que existem – palavra de quem já assistiu. Passa-se na cidade de sonho de Nova Iorque e conta a história da jornalista Becky Bloom e do percurso para conseguir o seu trabalho de sonho.

 

#3 “Sexo e a Cidade: o filme” (2008)

Baseado na famosa série do mesmo nome, o filme dá continuidade às aventuras das amigas de Nova Iorquem tendo a icónica Carrie Bradshaw como protagonista, considerada por muitos a personagem mais fashion da história. E com razão.

 

#4 “Coco antes de Chanel” (2009)

O filme que pode ser considerado como o clássico dos clássicos. Conta a história da estilista mais influente do século XX, Gabrielle Chanel, e retrata ao detalhe o percurso até chegar ao império que construiu na costura parisiense.

 

#5 “Casa Gucci” (2021)

Com Lady Gaga no papel de Patrizia Gucci, este filme veio gerar alguma controvérsia no final do ano passado. Ainda que não seja algo leve como os anteriores, a “Casa Gucci” retrata um dos episódios mais marcantes da história da indústria da moda: o assassinato do herdeiro da família, Maurizio Gucci. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.