Tempo de leitura: 2 minutos

A opinião parece ser geral no que diz respeito a ficar mais atraente com máscara, especialmente se usares uma máscara específica. Explicamos tudo!

Mais do que qualquer outro acessório que usamos, a máscara tem sido um objeto essencial e indispensável ao nosso dia a dia nos últimos dois anos. Isto porque, mais do que qualquer outra coisa, é uma das formas mais seguras e eficientes de prevenir a infeção por Covid-19. No entanto, segundo um novo estudo realizado por investigadores da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, proteger-nos contra a Covid-19 poderá não ser a única utilidade da máscara.

Este estudo revela que, com a máscara colocada, ficamos mais atraentes. E a razão é simples: por só ser possível ver metade da cara das pessoas, o nosso foco centra-se no olhar e, por isso mesmo, há uma maior sensação de segurança.

No entanto, se és daqueles que aposta numa máscara fora do comum para ajudar a complementar o look, temos más notícias para ti: este estudo revela também que o tipo de máscara mais atraente é mesmo o mais básico, que é como quem diz, as máscaras cirúrgicas descartáveis. 

Se estás surpreendido com os resultados deste estudo, não és o único. Também os investigadores da Universidade de Cardiff não esperavam que tanto mulheres como homens fossem visto de forma mais atraente ao usarem máscara. Isto porque, antes do início da pandemia, as máscaras já eram muito utilizadas em alguns países asiáticos e o resultado era exatamente o contrário – as máscaras eram vistas como pouco atraentes, muito por estarem associadas a doenças e vírus.

“Os resultados revelaram que rostos atraentes tapados pela máscara foram percebidos como menos atraentes do que os mesmos rostos sem máscara”, podia ler-se num estudo publicado em 2016, onde, pela primeira vez, foi estudado o efeito das máscaras.

“Quando vemos alguém com uma máscara já não pensamos ‘esta pessoa tem uma doença'”, explicou o professor Michael Lewis, que fala numa mudança de mentalidade na perceção que temos das máscaras.

 Assim, a partir deste novo estudo é possível perceber que esta alteração de perceção das máscaras pode ter alguma razão de ser: “Isto pode acontecer porque estamos habituados a que os profissionais de saúde utilizem máscaras azuis e agora associamos essas máscaras a cuidadores ou profissionais médicos. Numa altura em que nos sentimos vulneráveis, podemos concluir que a utilização de máscaras traz segurança e dá um sentimento de positividade perante o utilizador”, afirmou Michael Lewis, em declarações ao jornal “The Guardian”.

O estudo realizado no Reino Unido, começou a ser feito em fevereiro de 2021. Foi pedido a 43 mulheres que avaliassem, numa escala de 0 a 10, o quanto se sentiam atraídas por imagens de indivíduos em diferentes situações: sem máscara, com máscara de pano simples, com máscara cirúrgica ou com um livro na zona que seria coberta pela máscara.

As participantes não tiveram dúvidas e concluíram que os homens com máscaras postas eram mais atraentes, especialmente se estivessem a usar máscaras cirúrgicas. 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.