Tempo de leitura: 2 minutos

O fundador da Delta Cafés vai ser reconhecido com o grau Honoris Causa pela Universidade de Coimbra, sob proposta da Faculdade de Economia. A celebração vai decorrer a 9 de março, às 11 horas, na Sala dos Capelos. Esta atribuição é entregue a personalidades com um percurso académico e profissional distinto e exemplar.

A Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra justifica a entrega do grau Honoris Causa pelo empreendedorismo, solidariedade e humanismo de Rui Nabeiro e o seu Grupo. O estabelecimento de ensino refere ainda “o compromisso entre os princípios de gestão que se ensinam na Universidade de Coimbra e a sua concretização nos processos de liderança empresarial e na sua dimensão humana das relações de trabalho”.

As celebrações de entrega do Honoris Causa estiveram suspensas durante a pandemia. O Reitor da universidade assume que é “particularmente significativo” retomar a tradição com Nabeiro.

Este não é o primeiro reconhecimento de mérito do empresário. Em 1995, Mário Soares atribui-lhe o grau de Comendador da Ordem Civil do Mérito Agrícola, Industrial e Comercial. Em 2006 é reconhecido como Comendador da Ordem do Infante D. Henrique. 

Em 2009 a Universidade de Évora também lhe atribuiu o grau de Honoris Causa. Nesse mesmo ano, o Rei de Espanha honrou-o com a notável insígnia A Comenda da Ordem de Isabel a Católica.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Delta Cafés (@delta_cafes)

Quem é Rui Nabeiro?

Aos 31 anos Rui Nabeiro criou a marca Delta Cafés, em poucos meses conseguiu garantir a distribuição por todo o País. Dois anos depois da criação do grupo, em 1963, abriu um entreposto comercial em Lisboa, e no ano seguinte, outro no Porto.

DR.

O empreendedor em 1982 fundou a Novadelta e passado dois anos a maior fábrica de torrefação da Península Ibérica, da altura. Entretanto, criou o Grupo Nabeiro, com mais de vinte empresas, nas áreas da alimentação e bebidas, imobiliário, indústria e serviços, distribuição, turismo e restauração.

Além da área empresarial, Nabeiro também teve uma pequena carreira política. Em 1962 e em 1972 foi nomeado presidente da Câmara Municipal de Campo Maior. Alguns anos depois, em 1977, é reeleito para o cargo até 1986.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.