Tempo de leitura: 2 minutos

Já todos ouviram falar do TikTok, certo? A menos que tenham vivido, pelo menos, durante o último ano, numa ilha deserta, é impossível não se conhecer esta aplicação chinesa onde podemos criar e partilhar vídeos. 

Apesar de ter sido criada em 2018, o TikTok é recordista no que diz respeito a downloads. A aplicação já existia antes do início da pandemia da covid-19, mas foi durante os vários períodos de confinamento que se tornou realmente viral, por ter sido, para muitos, uma fonte de distração e entretenimento. 

Sejam vídeos a dançar ou vídeos com dicas, a verdade é que muitas pessoas aproveitaram o tempo livre e a impossibilidade de sair de casa para começarem a criar os seus vídeos e a publicá-los. O resultado? Muitos deles ficaram virais e tornaram-se verdadeiros fenómenos desta rede social. 

Apesar de alguns destes casos de sucesso e visibilidade se tratarem de casos de sorte e de não existir nenhuma fórmula mágica para sermos bem-sucedidos no TikTok, o certo é que existem alguns truques para melhorar os vídeos e para melhorar também o seu desempenho.  

Por isso, a pergunta que se impõe é: como ter sucesso no TikTok? 

  • Consistência 

É importante publicar vídeos com alguma consistência. Ou seja, se publicamos um vídeo por mês, não podemos esperar que os nossos seguidores aumentem exponencialmente. Quantos mais vídeos colocarmos, maior será a probabilidade de aparecermos no for you page e das pessoas chegarem ao nosso perfil. O ideal seria publicar todos os dias, três vezes por semana ou mesmo uma vez por semana, mantendo sempre a consistência. 

  • Originalidade 

Devemos tentar ser sempre originais nos nossos vídeos. Não vamos conseguir ter sucesso na plataforma se simplesmente seguirmos as trends e copiarmos os vídeos dos outros. Devemos criar as nossas próprias ideias, fazer os vídeos de maneira criativa, e isso é meio caminho andado para muita gente nos seguir e apoiar. É importante usar as músicas mais populares do momento na aplicação, mas sempre com um toque próprio de originalidade. 

  • Qualidade 

É muito importante que não descuremos a qualidade dos vídeos. Nem toda a gente pode ter uma câmara ou um telemóvel topo de gama, claro, mas ainda assim devemos ter cuidado na forma como gravamos e publicamos os vídeos. Devemos tentar que sejam sempre gravados com boa luz, sem grande ruído de fundo e com resolução de alta qualidade. Esta funcionalidade vai permitir que os nossos vídeos sejam entregues e se tornem muito mais facilmente virais. 

Verdade seja dita: seguindo estas três dicas, vamos conseguir ter sucesso no TikTok e aumentar o nosso engagement. Caso isso não aconteça, não devemos desmoralizar.  

Experimentem e – acima de tudo – divirtam-se!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.