Tempo de leitura: 2 minutos

O curso de comunicação social na Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA) é um curso que permite adquirir conhecimentos em todas as áreas da comunicação, contudo, possibilita uma especialização numa das seguintes áreas: comunicação empresarial ou jornalismo. 

 

É no segundo semestre que esta especialização se começa a evidenciar desde logo com cadeiras específicas de cada área como, alemão/francês aplicado ao jornalismo ou à comunicação empresarial, onde é lecionada a matéria relativa à área na língua. Usualmente, a matéria lecionada nesta cadeira no ramo da comunicação empresarial é semelhante à matéria lecionada na unidade curricular Introdução ao Marketing do primeiro semestre. No caso de alemão, no meu ano, a matéria lecionada na unidade curricular aplicada ao jornalismo, não foi matéria relacionada com o jornalismo mas sim a continuação da aprendizagem de alemão de iniciação. 

Uma outra unidade curricular onde é visível esta especificação é em Inglês aplicado, onde inglês aplicado ao jornalismo é lecionada matéria semelhante à da cadeira géneros jornalísticos do 1º semestre e em inglês aplicado à comunicação empresarial é lecionada, uma vez mais, matéria semelhante à de Introdução ao marketing do 1º semestre. 

As restantes unidades curriculares são comuns aos dois ramos, sendo elas técnicas de expressão oral e escrita, uma cadeira que tem como intuito ajudar-nos a compreender a comunicação verbal e não verbal dos indivíduos, bem como, desenvolver-mos capacidades de interpretação, escrita e oralidade. 

Na unidade curricular de história económica e política são abordados diferentes temas e é estudado como eram as relações de diversos países tanto a nível económico como político e o que mudou. Nesta unidade curricular abordamos também a guerra da Ucrânia e o covid-19, dois temas atuais, no entanto, que já possuíram acontecimentos semelhantes no passado. 

Outra das unidades curriculares que temos é comunicação online. Para esta cadeira, geralmente, os estudantes costumam criar um projeto na internet no qual têm de publicar conteúdos durante todo o semestre com regularidade. Aqui aprendemos também a fazer a análise de sites, bem como as bases para criar um site. 

Por fim, uma das unidades curriculares que achei mais interessantes, dado o facto de o meu ramo ser o jornalismo, foi a unidade curricular Discurso dos Média. Nestas aulas, aprendemos a fazer análise de notícias, capas de jornais e permite-nos estar sempre a par da atualidade, já que esta unidade curricular é lecionada por uma docente que foi jornalista. 

Assim, o primeiro ano deste curso é bastante pertinente para nos fornecer bases para o trabalho que iremos executar no futuro, e creio ser essencial compreender a matéria do primeiro semestre já que, como é percetível esta é fundamental para o segundo semestre. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.