Tempo de leitura: < 1 minuto

Seja em Erasmus ou para fazer uma licenciatura, são cada vez mais os estudantes internacionais que escolhem estudar em Portugal e Évora tem sido um dos destinos mais procurados.

Têm sido cada vez mais os alunos internacionais que escolhem Portugal e as universidades portuguesas como palco da sua experiência de Erasmus ou até da totalidade da licenciatura. 

De acordo com um estudo realizado pela Universities Portugal, no ano letivo de 2020/2021, estavam matriculados em Portugal quase 59 mil estudantes internacionais. Número este que, quando comparado com os dados do ano letivo de 2019/2020, mostra que menos cerca de 6 mil alunos vieram para Portugal. 

Isto porque a pandemia da COVID-19 afetou a mobilidade de estudantes universitários internacionais, já que estes se viram condicionados nas suas deslocações. No entanto, o mesmo estudo mostra ainda que, apesar deste decréscimo, os números deverão voltar a subir em breve. 

As universidades portuguesas que mais estudantes internacionais receberam foram a Universidade de Évora, a Universidade Nova de Lisboa e a Universidade do Algarve no ano letivo de 2020/2021. A maioria dos alunos internacionais matriculados nestas universidades são provenientes do Brasil e de Cabo Verde. 

Já as áreas que recebem mais estudantes internacionais são as ciências empresariais, direito, engenharia, ciências sociais, jornalismo, saúde e artes. 

A maioria dos alunos internacionais que escolhem estudar em Portugal vem para realizar uma licenciatura, mas é também comum frequentar mestrados. Preferencialmente, em instituições públicas. 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.